Olho D'água do Borges/RN -

Governo vai recorrer à Assembleia para pagar salários de servidores

O Governo do Estado ainda não definiu como fará o pagamento dos salários dos servidores até o fim do ano e estuda possibilidades para honrar os compromissos. Na manhã desta quarta-feira (23), o secretário de Finanças e Planejamento do Estado, Obery Rodrigues, confirmou que o Executivo vai solicitar o aumento do limite de remanejamento do Governo, passando dos atuais 5% para 8%, permitindo que dinheiro destinado a outros fins seja utilizado no pagamento de pessoal.

Em apresentação do relatório quadrimestral aos deputados estaduais da comissão de Fiscalização e Finanças, Obery Rodrigues apresentou a evolução de 8,5% na receita do Estado no período de um ano. No entanto, o secretário também apresentou dados mostrando o aumento de 19,3% no custeio com pessoal. A frustração de R$ 52 milhões na projeção de repasses do Fundo de Participação do Estado (FPE) voltou a ser abordada. Para ele, o desequilíbrio entre o que se arrecada e se gasta no Estado é o motivo para a crise e dificuldade no pagamento da folha.

A forma como o Executivo vai proceder o pagamento da folha de pessoal ainda não está definida, mas o aumento no limite de remanejamento será uma das formas. Segundo Obery Rodrigues, o projeto solicitando o aumento do percentual de 5% para 8% vai provocar redução nos valores dos investimentos do Estado para que seja utilizado com custeio de pessoal.

"Já estamos fazendo o remanejamento frequentemente, tirando de um lugar e de outro para pagar pessoal. Vamos enviar o projeto para ampliar para 8%", disse Obery Rodrigues, informando ainda que não haverá definição sobre o pagamento dos servidores antes da sexta-feira (25).

Por parte dos deputados, ainda não há discussão sobre o tema. O líder do Governo na Assembleia, Getúlio Rêgo (DEM), disse que o pedido de aumento no valor de remanejamento não chegou à Casa e que não houve orientação por parte do Executivo para tratar a questão. Pela oposição, o deputado Fernando Mineiro (PT) disse que não vai se opor ao aumento para 8% de remanejamento, desde que o Governo explique o que foi feito com a verba já redistribuída neste ano.

Segundo o deputado, já foram encaminhados dois ofícios, propostos por ele e assinados pela Presidência da Assembleia, solicitando detalhamento sobre gastos do Governo do Estado e previsões orçamentárias. No entanto, de acordo com Mineiro, nada foi enviado. Por esse motivo, o deputado espera que os dados sejam enviados e se mostre o porquê da necessidade de se ampliar o limite de remanejamento.

Informações
O Governo do Estado, segundo Obery Rodrigues, encaminhou hoje ao Ministério Público do Estado todos os extratos bancários de todas as contas do Executivo. Segundo o secretário, o envio responde à solicitação do MP referente ao inquérito que investiga o atraso no pagamento dos servidores estaduais. 

13º salário
Em meio à crise financeira, o secretário Obery Rodrigues também confirmou que o provisionamento para o 13º salário, que é a reserva de recursos efetuada mensalmente pelo Executivo para pagar o benefício dos servidores, não está sendo cumprido integralmente. O secretário não detalhou quanto da receita deixou de ser retida e disse que não falaria sobre a possibilidade de que o pagamento do 13º não ocorra dentro do previsto.

Segundo o secretário, a falta de repasse integral ao fim ocorre frequentemente nas administrações públicas e que o fato não necessariamente garante que haverá atraso no pagamento.


Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179