Olho D'água do Borges/RN -

Estado inaugura seu primeiro crematório

A preferência pela cremação é uma tendência mundial e que há muito tempo os potiguares já requisitavam a instalação de um crematório na cidade. Tal requisição está sendo atendida e agora os norte-rio-grandenses podem contar com o cerimonial de despedida como opção. Já está em funcionamento o primeiro crematório do Estado no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, em Natal.

Para o diretor do grupo responsável pelo serviço, Eduardo Vila, a expectativa é que se realizem entre cinco a dez cremações por mês em Natal. “Em Pernambuco, temos uma média de 35 cremações por mês. Acredito que em Natal esse potencial cresça por estarmos trazendo um serviço que é uma inovação e que passa a ser uma nova opção de cerimonial de despedida para os potiguares”.

O Crematório Morada da Paz ocupa uma área de 315 metros quadrados e possui uma sala de cerimônias, com capacidade para 60 pessoas, e em breve contará com um columbário (local para armazenar as urnas). O forno utilizado foi produzido pela empresa U.S. Cremation Equipaments, dos Estados Unidos e chega à temperatura de 1000 ºC.

COMO FUNCIONA A CREMAÇÃO
A escolha pela cremação vem crescendo no mundo inteiro e também no Brasil, que já possui cerca de 50 crematórios. Esse crescimento se explica por essa ser uma opção economicamente viável, uma solução para escassez de espaço nas grandes cidades e um processo ecologicamente correto.

Após o tradicional velório ou o ritual de despedida na sala de cerimônias do crematório, a urna é conduzida ao local de cremação. O processo dura cerca de duas horas e em seguida as cinzas são armazenadas em uma urna e entregues à família num prazo de até cinco dias úteis.

É importante lembrar que para realizar a cremação é necessário que a pessoa manifeste a vontade ainda em vida e que um responsável autorize o procedimento. Além disso, dois médicos ou um médico legista devem constatar a morte. Em casos de mortes violentas é também necessária a autorização judicial para que a cremação não impeça uma possível perícia. 

Os custos com a cremação variam de R$ 1.500,00 a R$ 3.600,00 dependendo da forma de pagamento, modalidade do contrato e diferenciais na cerimônia. Também é possível adquirir a cremação de uso futuro que possui descontos e parcelamentos na contração. Com ela é possível deixar definido qual o desejo do contratante e poupar os familiares, num momento de estresse emocional, de decisões difíceis e da responsabilidade financeira que a perda de um ente querido representa. "Temos como foco a venda de cremações previdenciárias, da mesma forma como são feitas as aquisições dos planos funerários", explica Eduardo Vila.

Fonte: Gazeta do Oeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179