Olho D'água do Borges/RN -

RN começa exportar melão para países da Ásia de forma experimental

Fruticultores do Rio Grande do Norte vão começar a exportar melão para os países da Ásia. Na primeira remessa, serão enviadas oito mil toneladas da fruta para Hong Kong e Cingapura. De acordo com Luiz Roberto Barcelos, presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do RN, este é um volume experimental.
“Essa quantidade é pouca, pois houve uma abertura do mercado que ainda não conhecemos. E por isso, é apenas um volume experimental”, explica Luiz Roberto. A caixa com 13 quilos será vendida, em média, 10 dólares.
Para se firmar no mercado asiático, o presidente do Coex analisa que o transporte será o principal fator para que as frutas cheguem ao destino final com qualidade. “A viagem tem uma distância maior, então, caso o melão chegue em bom estado de conservação, com qualidade, poderemos dobrar a nossa produção para o mercado da Ásia. Esse é o nosso maior desafio”, prevê. O transporte será feito por via marítima.
Atualmente, a produção de frutas do RN é destinada para o continente europeu. Das 200 mil toneladas exportadas, Luiz Roberto conta que metade é produzida no Rio Grande do Norte e a outra metade é do Ceará, nosso principal concorrente. Na totalidade de gastos de produção e transporte, são investidos R$ 5 milhões de dólares.
Mesmo com altos números de produção, Luiz Roberto teme que se a seca continuar, áreas de produção poderão ser reduzidas.
“A seca afetou algumas áreas, como Baraúnas. Baixou o nível da água nos poços e isso pode diminuir as áreas de produção. Precisamos de mais água”, declara. Ele ainda diz que o apoio do governo do Estado poderia ser maior, “tem que melhorar a distribuição dos recursos hídricos e acelerar a obra de transposição do Rio São Francisco”, aponta.
Fonte: Portal no Ar

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179