Olho D'água do Borges/RN -

DEU NO BLOG DO PROFESSOR ESCOLÁSTICO: Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal somente pode aprovar projeto de lei ordinária com metade mais um da totalidade de seus membros

A Câmara dos Deputados é composta por 513 parlamentares. Para aprovar projeto de Lei Ordinária são exigidos 257 votos, metade mais um.  Já a composição da Assembleia Legislativa do RN é de 24 deputados e são necessários 13 votos para aprovar projeto de Lei Ordinária.

Enquanto isso, as Câmara Municipais com 9 edis precisam de 5 votos para aprovar qualquer projeto de Lei Ordinária.

Acontece que a Presidente da Câmara de Olho D’água do Borges não conhece a Legislação e considera aprovado projeto de lei ordinária com apenas com 4 votos. Isso, jamais os vereadores oposicionistas aceitarão, pois se trata de ilegalidade. Para tanto, todos os projetos aprovados com apenas 4 votos serão encaminhados à Justiça para a devida análise.

Os vereadores  da oposição não fazem oposição por capricho, mas em nome da democracia, porque são livres e independentes e principalmente, dentro dos princípios da moralidade e legalidade.

Em algumas Sessões os vereadores oposicionistas estão usando o direito regimental de se absterem de votar. Nesse caso, a Câmara fica “sem quórum” para deliberação das mateiras. Mesmo assim a Presidenta considera as matérias aprovadas, talvez por ignorância, truculência ou abuso de autoridade. Por isso, está perdendo na Justiça e vai perder muito mais.

A situação não tem respeito e muito mesmo, diálogo com a oposição; os poderes devem ser independentes e harmônicos, em qualquer sociedade civilizada, deve existir relações saudáveis entre as classes, independente das ideologias culturais, religiosa e politicas e etc., menos em nossa cidade, onde existe um vergonhoso “apartheid” politico, ou seja, eles pensam que pode passar por cima de tudo e de todos.

A líder do Chefe do Executivo não sabe exercitar o seu papel. Gosta mesmo é de ironizar e debochar das discursões importantes da oposição e das ideias progressistas dos quatro cabeças pensantes Escolástico, João Maria, João de Anacleto e Gildênia, considerados os destaques da Câmara.

O Prefeito Municipal vetou os principais projetos de lei da oposição, inclusive o que instituía Eleições para diretor e vice de Escolas. Mesmo assim a oposição votou a favor de 98% dos projetos do prefeito e jamais sequer recebeu um elogio. Pelo contrário, é tratada com desdenho. O prefeito mostra também sua arrogância no próprio processo legislativo, pois sequer responde os requerimentos dos Edis oposicionistas, e, as vezes que respondeu fora de forma irônica e deselegante, como por exemplo:  essa ideia o Executivo já tem. Isso é resposta Senhor Prefeito?  Porque a oposição tem que baixar a cabeça e aceitar os caprichos do executivo? A oposição é livre e ao contrario dos edis da situação, agem de forma responsável e dentro da forma regimental e constitucional.

Por essas razões a oposição vai votar abstenção em qualquer projeto do Executivo. Além disso, os vereadores oposicionistas vão exigir prestação de contas de todo dinheiro recebido pelo prefeito, inclusive das obras. Vale ressaltar que esta matéria foi construída pelos vereadores João de Anacleto, João Maria, Gildênia e Escolástico.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179