Olho D'água do Borges/RN -

Desastre de Rosalba não fortalece ninguém à sucessão

A pesquisa Band TV/Instituto Consult, divulgada sexta-feira (23 de agosto de 2012), com projeções ao Governo do Estado, Senado, avaliação da gestão Rosalba Ciarlini  (DEM) e outros ítens, criou uma atmosfera de ânimo e até forte entusiasmo entre militantes/admiradores da ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Melhor dosar o chilique. Cabe moderação.

Projetá-la como favorita, hoje, numa hipotética disputa ao Governo do Estado em outubro de 2014 (menos de um ano e meses meses do pleito), é extremamente precipitado. A leitura apurada dos números, sem passionalismo, expressa outra realidade.

Nas simulações feitas pelo Instituto Consult, Wilma ganharia de Garibaldi Filho (PMDB), Henrique Alves (PMDB), Carlos Eduardo Alves (PDT), Robinson Faria (PSD) e a própria Rosalba Ciarlini (o que não chega a ser qualquer mérito).

Mesmo assim, só cravou 30,41% de intenções de voto (veja postagem AQUI).

No cenário dos 1.700 entrevistados, 18,82% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos e 14,41% ainda não decidiram o candidato para as eleições de 2014. Ou seja, a maioria, não quer Wilma ou qualquer um dos citados. Representam 33,23% dos ouvidos.

Quando era pré-candidata a governador, com o Governo Wilma de Faria bem menos desgastado que o seu, em agosto de 2009, Rosalba Ciarlini chegou a ostentar 40% de predileção do eleitor potiguar, em sondagem do Ibope, divulgada pela InterTV Cabugi. Números apresentados no dia 14 de agosto de 2009 (veja boxe abaixo).

Pesquisa Governo (Estimulada) Ibope/InterTV Cabugi, 14 de agosto de 2009:
Carlos Eduardo Alves (PDT) – 13%
Robinson Faria (PMN) – 11%
Iberê Ferreira de Souza (PSB) – 9%
João Maia (PR) – 8%
Rosalba Ciarlini (DEM) – 40%
Branco/Nulo – 14%
Não sabe/Não respondeu – 5%


A realidade de hoje, que se assemelha no aspecto temporal ao vivido por Rosalba, revela que a ex-governadora Wilma tem potencial bem inferior, sobretudo se for levado em conta que a governante de agora, Rosalba Ciarlini, está no incrível patamar de 83,45% de reprovação de  governo.

Na prática, Wilma não ocupa o vácuo decorrente da decepção ostensiva do povo potiguar em relação à “Rosa”.

Situação muito pior é a do vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD), o único pré-candidato ativo à sucessão de Rosalba desde o final do ano de 2011, quando rompeu com o governismo.

Robinson agarrou-se a 7,06% na pesquisa Band TV/Instituto Consult. Desempenho irrisório.

“Retrovisor”
A queda livre de Rosalba não representou – proporcionalmente – a sua ascensão. E é pouco provável que consiga fôlego para enveredar por uma candidatura ao Governo do Estado em faixa própria, mesmo que a rejeição de Rosalba chegue a “101%”.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179