Olho D'água do Borges/RN -

Educação ainda é parte fraca do desenvolvimento do Brasil

Nos últimos vinte  e dois anos –  vinte dos quais o Brasil viveu sob a égide do plano real e com a inflação sob relativo controle -, o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios brasileiros (IDHM) avançou 47,8%.

Deixamos de ser um país de municípios esquálidos, 80% dos quais eram classificados no início dos anos noventa como de desenvolvimento muito baixo. Hoje, ao diferentemente, um terço de nossos municípios já está qualificado como “altamente desenvolvido”.

Os resultados seriam ainda melhores para o Brasil se a elevação de patamar ocorrida em outras áreas também tivesse também sido obtida na Educação. Dos três fatores levados em conta na composição do IDHM, este foi o de pior desempenho.

Na educação, houve, é inegável, um avanço nada desprezível: incremento de 130 pontos percentuais ao longo dos últimos vinte anos. Mas o Brasil foi mais rápido em outras coisas, e nosso nível de educação continua um tanto capenga, qualificado apenas como “médio”.

Somente cinco cidades alcançaram no item educação o patamar de 0,800, muito alto, em Educação. Três em São Paulo (Águas de São Pedro, São Caetano do Sul e Santos), uma no Espírito Santo (a capital, Vitória) e uma em Santa Catarina (Florianópolis). Nenhum dos Estados conseguiu alcançar a mesma façanha.

Os dados do IDHM mostram uma coisa interessante: as regiões mais pobres, do Norte e Nordeste, conseguiram avançar mais do que as do resto do País.

O ministro da Educação, ao ser informado dos resultados do IDHM, não pareceu dar muita importância ao fato de o setor educacional ter sido o mais mambembe da avaliação.

Com espírito cristão disse que “é preciso olhar com mais atenção e generosidade a situação dos municípios que tiveram os piores resultados”. Como as disparidades foram e continuam a ser grandes no Brasil, “mesmo as cidades que estão longo do ideal, estão evoluindo de forma impressionante, e é isso o que precisa ser registrado”.


Fonte: Diário do Poder 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179