Olho D'água do Borges/RN -

1ª etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa será lançada nesta segunda

1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2013, que seguirá até o dia 30 de junho, será lançada nesta segunda-feira (3), às 8h, na sede da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A governadora Rosalba Ciarlini confirmou presença.  

Segundo o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Júnior Teixeira, este ano a campanha tem um significado especial. Segundo ele, o Rio Grande do Norte acaba de conquistar o status de área livre da febre aftosa com vacinação, um objetivo perseguido há quase duas décadas por técnicos e criadores. 

O anúncio oficial do novo status sanitário do estado deverá ser feito nos próximos dias pelo ministro da agricultura, Antônio Andrade, em Natal. Além do Rio Grande do Norte, ele deverá anunciar também como zonas livres da febre aftosa com vacinação nos seguintes estados da região Nordeste:  Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Maranhão e Ceará


Além de ser obrigatória a declaração de vacina, Leonice Freitas lembra que somente com este documento o criador pode solicitar ao Idiarn a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), para transportar seu rebanho pelo estado, e que partir do dia 16 de julho a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) irá exigir a declaração para a venda de milho subsidiado aos produtores. A multa para quem vacinar e não declarar chega a R$ 212 por cabeça. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179