Olho D'água do Borges/RN -

A novela da sucessão 2014

A novela rompe-não-rompe do PMDB dos Alves com o DEM da governadora Rosalba Ciarlini não é de todo chata. Até cumpre um roteiro interessante sob o ponto da vista da pauta política estadual. Além de ocupar as páginas de jornais, oferece aos palpiteiros de plantão uma gama de opções e variedade nos comentários.

Em certo momento é que até divertido. A contagem regressiva do rompimento que não chega é um deles.

Mas, não se pode fazer de conta que nada está existindo. Está, sim. E a cada momento, os personagens, envolvidos na trama político-eleitoral de 2014, vão protagonizando capítulos de acordo com os interesses – individuais ou de grupos.

O último lance coube ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Diante de uma plateia de prefeitos e lideranças políticas, o líder peemedebista rendeu elogios à governadora, no momento em que cogitava-se um distanciamento dos Alves com Rosalba. E não economizou nas palavras de reconhecimento, como: “Ela é ética, corajosa, honesta, humilde e trabalhadora.”

Daí, a pergunta tornou-se inevitável: o que Henrique quis dizer com isso?
Primeiro, a resposta simples: ele quis dizer exatamente o que pensa sobre Rosalba: é ética, corajosa, honesta, humilde e trabalhadora.

Segundo, a leitura deixada nas entrelinhas, cabendo a cada um fazer a tradução.

A coluna arrisca um palpite, sem querer, lógico, ser o dono da verdade: Henrique procurou frear o ímpeto daqueles que estavam dispostos a lançar o seu nome ao Governo do Estado e, por consequência, determinar o rompimento político com a governadora. Não custa lembrar que, antes do encontro dos prefeitos, em que elogiou Rosalba, Henrique anunciou o cancelamento do Encontro Estadual do PMDB, previsto para o próximo dia 10 e que estava sendo usado por setores do próprio partido como evento para lançamento da candidatura peemedebista.

Se é verdade que Henrique agiu para mudar o foco, até porque ainda é muito cedo para definições, outra pergunta parece inevitável: os Alves querem mesmo romper com a governadora? Não há como negar ou afirmar.

No entanto, uma observação precisa ser feita: os Alves só rompem para ter candidatura própria. Não faria sentido, por exemplo, romper com o governo para apoiar nomes avariados ou de pouco densidade eleitoral, como o da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) ou o do vice-governador dissidente Robinson  Faria (PSD).

Daí, mais outra pergunta: quem seria – ou gostaria de ser – o candidato do PMDB para enfrentar Rosalba? Henrique, o ministro Garibaldi Filho ou o deputado Walter Alves?
Esse capítulo da novela sucessão 2014 vai ficar sem resposta, por enquanto.

César Santos

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179