Olho D'água do Borges/RN -

Estado ainda não sabe se irá pagar por mais quatro horas extras aos professores

Tudo indica que o estado do Rio Grande do Norte terá que pagar aos professores da rede pública mais quatro horas de trabalho, com base no valor da hora normal, até que o direito à carga horária de 30 horas semanais seja cumprido. De acordo com a lei que institui o Piso Nacional do Professor, o docente deve cumprir dois terços da carga horária em sala de aula (20h) e um terço em atividades extraclasse (10h). Entretanto, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, os professores do Estado estavam cumprindo 24 horas em sala e 6 horas na atividade extra.

As atividades extraclasses englobam correção de provas, preparação de aulas, reciclagem e outras modalidades laborais dos educadores, fora da sala de aula, mas que não estão sendo cumpridas com exatidão. A ordem de pagamento das quatro horas extras trabalhadas, retroativa a 2008, é uma decisão do desembargador Claudio Santos, em caráter liminar.

A determinação do magistrado da Justiça Estadual contempla em parte, pedido formulado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do RN (Sinte). O pagamento deverá ser feito até que haja decisão jurisdicional definitiva a respeito. Entretanto, de acordo com o Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, a decisão ainda não foi publicada e, por isso, não se sabe os procedimentos legais a serem adotados pelo Estado.

“A decisão deverá ser publicada hoje e encaminhada à Procuradoria, a qual definirá um procurador para analisar os termos em ação. Ainda não temos como nos pronunciar a respeito, mas certamente analisaremos o impacto financeiro dessa decisão e sua juridicidade, juntamente com as secretarias de Administração e Educação do Estado”, afirmou Miguel Josino.

Ainda segundo o procurador, será realizado um comparativo da realidade do exercício da profissão no Rio Grande do Norte em relação aos outros estados do país. “Pelo o que sei, os professores da rede pública dos outros estados não recebem hora extra e trabalham nessas mesmas condições. Teremos que fazer esse estudo comparativo e assim chegar a alguma medida”, afirmou.

A secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, disse que a decisão do magistrado é algo que “ainda cabe recurso”. “Temos toda a boa vontade para cumprir a decisão judicial, pois é algo que beneficia os dois lados: o Estado, que terá profissionais trabalhando com mais planejamento, e os profissionais, que passarão a exercer a função com mais motivação. Mas ainda teremos que discutir melhor para saber como será o procedimento”, avaliou.

Para a secretária, a decisão dá margem para duas interpretações. “Ou o Estado inclui o pagamento de mais quatro horas semanais, ou contrata de imediato mais profissionais para suprir a carga horária excedente dos professores da rede”, afirma Betânia, apontando a necessidade de mais 1,8 mil profissionais.

Fonte: Jornal de Hoje 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179