Olho D'água do Borges/RN -

Deputado Fernando Mineiro alerta que RN está à beira de um colapso no abastecimento d'água

“O Rio Grande do Norte está à beira de um colapso em seu sistema de abastecimento d'água destinado ao consumo humano. Engana-se quem pensa que esta tragédia anunciada será restrita à área rural e é consequência da seca.  Ao contrário, o abastecimento está comprometido também nas áreas urbanas e a seca só fez agravar a situação”. A afirmação foi feita pelo deputado Fernando Mineiro (PT) em seu site e ganhou repercussão nas redes sociais na manhã deste sábado (13).

De acordo com o deputado petista, a principal ameaça ao sistema de abastecimento tem origem no não funcionamento do Sistema de Gestão Integrada de Recursos Hídricos. “A despeito de tal sistema estar previsto em lei desde o ano de 1996, ele nunca foi efetivamente implantado”, escreveu o parlamentar que na próxima terça-feira fará um pronunciamento sobre o assunto no plenário da Assembleia Legislativa.

Por telefone, ao portal Defato.com, Mineiro disse que o Plano Estadual de Recursos Hídricos não foi efetivamente implantado e que tem informações de que, apesar do agravamento da seca, não houve, este ano, reunião entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Caern.

De posse de informações e números, o deputado anunciou que vai implantar o Sistema de Informações sobre Abastecimento D’água dos Municípios (Siam). As fontes das informações são diversas e incluem a Agência Nacional de Águas (Ana), sites da Semarh e Caern, além de visitas a reservatórios e conversas com profissionais da área.

“A Lagoa de Extremoz e a Barragem Armando Ribeiro (em Açu) são os mananciais de onde se retiram as águas para o abastecimento do maior número de pessoas em nosso estado. Os níveis dos volumes de ambos devem servir de alerta para os nossos gestores”, disse o parlamentar. “A Lagoa de Extremoz, de onde se retira água para o consumo de cerca de 290 mil pessoas (70% da Zona Norte Natal, Ceará Mirim, através do SAAE e algumas comunidades de São Gonçalo) está com 45% de sua capacidade. No mesmo patamar de 45% está a Barragem Armando Ribeiro, que abastece cerca de 230 mil pessoas em 25 municípios. Não são poucas as informações que chegam de muitas regiões do estado sobre a diminuição das vazões de poços”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179