Olho D'água do Borges/RN -

Projeto de lei que institui o Regime Próprio de Previdência Social para os servidores deste município será discutido hoje às 17h deste dia 20 na Câmara Municipal

A Previdência Própria em resumo, pode-se dizer que é um sistema que acumula recursos que garantam uma renda mensal no futuro, especialmente no período em que se deseja parar de trabalhar.

Em Olho D’água do Borges, os servidores municipais repassam um valor descontado em folha para a Previdência Social-INSS, nesse novo mandato, o governo municipal levanta a hipótese de transferir a previdência social para previdência própria, ou seja, os descontos em folha feitos pelo município passarão a ser recolhido para um fundo do próprio município, isso resumindo significará que os servidores da rede municipal passarão a serem aposentados pela prefeitura, ou seja, os salários serão pagos pelo município.

O assunto é bastante polêmico e deve ganhar uma discussão durante alguns dias ou meses. Hoje às 17h deste dia 20  haverá reunião com  representantes da Prefeitura deste município na Câmara Municipal, onde farão uma explanação sobre o projeto de lei que institui o Regime Próprio de Previdência Social para os servidores estatutários deste município. O RPPS é de interesse exclusivo do servidor municipal. Por isso, todos devem comparecerem à Câmara Municipal, haja vista que alguns vereadores votarão no projeto de acordo com a vontade do servidor.

Seria interessante que fosse feito um plebiscito entre os servidores, isso para evitar que a câmara se responsabilize caso venha dar errado. Como se trata de um projeto que pode trazer melhora ou não para a classe trabalhadora então seria importante que os próprios servidores decidissem sobre o assunto.

Com a implantação da Previdência privada, o município passara a ser o órgão recolhedor, e assim o servidor que contribui no final de sua jornada de trabalho deve procurar a prefeitura onde será concedida sua aposentadoria.

Dai vem as perguntas:
  1. Quem vai administrar esses fundo previdenciário?
  2. Será que vai dar certo?
  3. Será que quando o servidor se aposentar vai ter dinheiro para pagar os salários?
  4. O município vai repassar  os recursos  descontado do servido e a parte dele com regularidade?
  5. Quanto será cobrado do servidor?
  6. Quanto será o percentual que o município vai repassar ao fundo previdenciário por cada servidor?
Então o servidor tem que ficar atento, pois isso pode dar certo, mas pode também dar errado e ai pode ser o fim de quem trabalhou e contribuiu por um vida inteira. Por isso precisa de muita discussão entre vereadores, prefeito municipal e fundamentalmente os servidores municipais.

Os exemplos que temos de alguns municípios  no Rio Grande do Norte que já implantaram o RPPS, não são nada animadores para os servidores publicos municipais.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Esse negocio de previdencia propria pode ser muito bom para o prefeito, que se livre de probleme e ainda vai aposentar uns e outros.ORA A PREVIDENCIA NACIONAL TEM PROBLEMAS, IMAGINE UMA MUNICIPAL.Fiquem espertos funcionarios...

  1. Anônimo disse...:

    COMO SE NÃO BASTASSE A FALTA DAGUA...

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179