Olho D'água do Borges/RN -

Porque Jejuar e não comer carne na semana santa


Período significativo para os cristãos, a Semana Santa lembra a morte e a ressureição de Jesus Cristo. Para reforçar a data, uma série de sacrifícios é feita como parte da experiência espiritual, sendo o jejum o mais praticado pelos religiosos.

A atitude tem como objetivo aumentar a concentração na busca a Deus, além de reavaliar os rumos da vida e encontrar novos caminhos. Contudo, para que as renúncias possam conectar-se aos ensinamentos da Igreja, elas devem ser espontâneas e acompanhadas de arrependimento dos pecados e das falhas.

Com duração de 40 dias - tempo da Quaresma - o ritual tem início na Quarta-Feira de Cinzas e segue até a madrugada da Páscoa, e exige que, diariamente, seja feita somente uma grande refeição e consumidos dois pequenos lanches.

“No primeiro dia e na Sexta-Feira Santa há o jejum e também a abstinência de carne”, durante a Idade Média, ovos e até chocolate já foram proibidos.

Descritos na Bíblia, os 40 dias de jejum de Cristo serviram de modelo para o sacrifício que conhecemos hoje. De acordo com o livro sagrado de Mateus, o fim do período foi marcado pela ressurreição do Messias, pois ficou entendido que o mal estava superado. “A abstinência de carne deve servir para os cristãos relembrarem que Cristo entregou seu corpo e seu sangue por nós na cruz”.

Na Quaresma e na Semana Santa, a igreja proibia o consumo de carne vermelha. Dizia que fazia alusão ao sangue derramado por Cristo para nos salvar dos pecados. Abstendo-nos desse alimento estaríamos nos unindo ao sacrifício e ao amor de Cristo.

Substituía-se, então, a carne por peixe. Este, aliás, foi o símbolo adotado pelos primeiros cristãos. Ichthys, em grego, significa peixe e ao mesmo tempo são as iniciais da expressão “Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador”, usada nos primeiros tempos do cristianismo quando os fiéis eram perseguidos.

Na Idade Média, a carne era proibida durante toda a Quaresma, o que levou ao surgimento do carnaval (a palavra vem de “carnavale”, que significa a festa da carne). Antes de começar esse período, as pessoas comiam todo o alimento estocado, pois não havia como conservá-lo durante 40 dias.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179