Olho D'água do Borges/RN -

Dia de São José: Choveu ontem em Olho D’água do Borges e renova-se a esperança do sertanejo

Com a chuva que caiu ontem a noite(18), renovam-se as esperanças dos agricultores que querem produzir pelo menos o sustento para o que resta do seu rebanho. Reza a tradição Nordestina com cunho católico que se até o dia 19 de março, Dia de São José, se  cair uma boa chuva, é sinal de que vai ter bom inverno.

Para felicidade dos agricultores, ontem a noite choveu 35mm aqui no município de Olho D’água do Borges e neste momento o céu estar nublado com pespectiva de chuva a qualquer momento. Vamos torcer para que tenhamos boas chuvas para que faça pelos menos possamos produzir pasto para alimentar o que sobrou do pequeno rebanho.


O Dia de São José geralmente cai na data em que um fenômeno chamado de equinócio (quando o sol incide bem em cima da linha do equador), provoca mais aquecimento do oceano nessa região e as consequentes pancadas de chuva acontece. 

Mas a ligação de São José com as chuvas vem da tradição criada pelo trabalhador rural de plantar o milho na véspera do seu dia. Quando o inverno é regular, todo o milho plantado na véspera de São José é colhido exatamente na véspera do Dia de São João, 24 de junho. Daí que vem essa tradição.  

Todavia, sendo verdade ou não, o Dia de São José sempre foi uma data aguardada pelos agricultores, onde eles fazem suas próprias previsões.
Em anos de estiagem o dia de São José é a última esperança do sertanejo de um bom inverno, se não chover até esse dia é sinal de seca braba.

Segundo o site oficial da Emparn, o dia de São José será de céu parcialmente nublado com ocorrência de pancadas de chuvas em todas as regiões devido à presença de instabilidades associadas à zona de convergência intertropical e a circulação ciclônica dos ventos em altos níveis da atmosfera.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179