Olho D'água do Borges/RN -

Estado do RN tem R$ 5,5 milhões bloqueados para pagar FJA

Saraiva Sobrinho adota uma medida judicial para garantir o pagamento dos reajustes na FJA
O desembargador Saraiva Sobrinho determinou ontem o bloqueio de R$ 5,5 milhões da conta única do Governo do Estado para pagar reajustes nas remunerações mensais  dos servidores, aposentados e pensionistas da Fundação José Augusto (FJA). A medida sela o fim de uma saga judicial protagonizada pela categoria da FJA para que os Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) aprovados em 2010 - no fim da gestão de Wilma de Faria e Iberê Ferreira - na Assembleia Legislativa fossem implementados. O magistrado optou pelo bloqueio em face dos sucessivos descumprimentos por parte da administração estadual. Em julho do ano passado, o Pleno de desembargadores já havia determinado que fosse implantado nos contracheques 70% dos valores contidos nos PCCS, percentual que o Governo insiste em não reconhecer. A gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) recorreu em todas as instâncias possíveis e a última - no Superior Tribunal de Justiça (STJ) - obteve mais uma derrota.


A determinação do desembargador Saraiva Sobrinho é para implantação imediata. Ele alertou, ainda, que em caso de descumprimento o secretário de Administração e Recursos Humanos, Alber Nóbrega, estará sujeito à prisão por desobediência. De acordo com o advogado do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai), Manoel Batista, o Governo anterior já havia implantado 30% do reajustes oriundos dos Planos de Cargos aprovados. "De lá para cá, apesar de quatro ordens judiciais, nada havia sido feito", destacou. Ele observou que a decisão inicial no TJRN remonta a 25 de julho de 2011 e que por isso os remanescentes considerados pelo Poder Judiciário são desde agosto. "Mas o Estado precisa ainda dizer como vai pagar os atrasados restantes, desde que os Planos foram aprovados pelos deputados", completou.

A assessoria jurídica do Sinai aguarda ainda decisões oriundas de outros seis projetos de reajustes salariais aprovados em 2010. Segundo ele, há pedidos para implantação de reajustes de categorias como as da Emater, Idema, Gabinete Civil, Detran, Idiarn e de funcionários da administração direta. Segundo ele, a governadora Rosalba Ciarlini já tomou ciência das ações que deram ganho de causa aos servidores, mas à revelia da Justiça não tem cumprido qualquer delas.

Na decisão de ontem, o desembargador Saraiva Sobrinho ordenou ainda a intimação pessoal do secretário de Administração e Recursos Humanos para, de imediato, operacionalizar e executar a determinação. Ele frisou que o pagamento deverá ser imediato, por meio de folha suplementar,  o que deixa claro que não há a necessidade de aguardar o final do mês para quitação da dívida com os servidores. Ele alerta ainda que outros bloqueios poderão ocorrer se a atual não for suficiente para quitar os valores pendentes ou se a decisão não for cumprida a contento. O procurador-geral de Justiça também deverá ser comunicado do interior teor da decisão.

Veja mais AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179