Olho D'água do Borges/RN -

Meteorologia prevê chuvas escassas por mais 3 meses


prognóstico oficial de chuvas no semiárido do Nordeste para os meses de fevereiro, março e abril é de maior probabilidade de chuvas na categoria abaixo da média histórica. A previsão climática foi obtida em reunião realizada em Fortaleza, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2013, sob coordenação da Fundação Cearense de Meteorologia do Estado do Ceará (Funceme), com participação dos núcleos estaduais de meteorologia do Nordeste, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 
O principal parâmetro que influenciou na conclusão de incidência de poucas chuvas nos próximos meses foi a condição apresentada pelo oceano Atlântico Norte, aonde predominaram águas mais quentes em relação ao setor sul deste oceano. As demais regiões que estabelecem relação com as chuvas na região - Oceano Pacífico e Atlântico Sul- apresentaram condições neutras. 

"No entanto é preciso salientar que o comportamento dos parâmetros oceânicos-atmosféricos apresentados durante o mês de dezembro de 2012 não é definitivo para uma previsão conclusiva referente ao comportamento das chuvas no período de fevereiro a maio de 2013, até porque na análise das condições de anomalia da superfície de mar referente a última semana entre os dias 16 a 23 de janeiro de 2013 mostra uma diminuição do aquecimento do oceano atlântico norte e aquecimento no atlântico sul, principalmente na costa da África, mostrando uma evolução favorável para a ocorrência de chuvas na região", diz o documento.

Com a confirmação, o secretário do Meio ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, disse que a perspectiva de um período fora do normal já vinha sendo trabalhada desde as previsões de novembro e dezembro. Jales reforça que a situação é muito preocupante. "Diferente da seca de 2012, quando os reservatórios do Estado estavam com volumes médio entre 50% e 60%, se tivermos nova seca em 2013, a situação dos reservatórios que hoje já estão com volumes em torno de 30% - muitos dele até abaixo, se agravará", destaca.

As medidas apresentadas pelo governo estadual, em parceria com outros órgãos, para manter o quadro de seca sob controle vai do alerta à população pedindo o uso mais consciente da água até a retomada de obras estruturantes que estavam paralisadas  e racionamento parcial do recurso em algumas regiões. "É importante sempre alertar a população que a água é o bem mais escasso do mundo. Em muitos países isso rende até guerra", cita.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179