Olho D'água do Borges/RN -

Caraúbas vence queda de braço com Upanema e ficam com a localidade Mirandas

Acabou a disputa entre as prefeituras municipais de Upanema e Caraúbas pela localidade Mirandas, onde fica localizando alguns poços da Petrobras que gera royalties. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reconheceu a localidade como sendo território do município de Caraúbas.

Os dois gestores municipais, ao longo dos últimos 12 anos, fizeram inúmeras viagens ao Rio de Janeiro para tratar com a direção nacional do IBGE sobre a localidade. O município de Upanema conseguiu, via judicial, ficar recebendo os royalties pagos pela Petrobras em função da extração de petróleo na área.

Já a Prefeitura de Caraúbas, reagiu, argumentando que havia um equívoco quanto à localização geográfica da localidade e que inclusive todos os serviços de saúde, educação, assistência social, moradia estavam sendo prestados pelo município de Caraúbas. A Justiça manteve a decisão.

O atual gestor, Ademar Ferreira (foto), recentemente entregou na sede do IBGE, no Rio de Janeiro, a restante da documentação demonstrando, com precisão de GPS, a localização de Mirandas no território de Caraúbas. O processo se transformou no projeto de Lei 9.690, de 15 de janeiro de 2013.

Com a publicação da Lei, de autoria do deputado Gustavo Carvalho, o município de Caraúbas passa até mais de 24 mil habitantes e posteriormente passa a receber também os royalties referentes a produção de petróleo na região, que atualmente estão sendo repassados para Upanema.

Fonte: Jornal de Fato

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179