Olho D'água do Borges/RN -

Municipio de Olho D’água do Borges recebe uma bolada de dinheiro do FPM de maio

A soma das três parcelas do FPM do mês de maio rendeu aos cofres da prefeitura de Olho D’água a importância de R$ 911.360,01 (Novecentos e onze mil, trezentos e sessenta reais e onze centos). É bom que o cidadão requeira  ao chefe do poder executivo, fundamentado na Lei de Acesso a Informação (LEI12.527/2011), informações sobre a aplicação desses recursos. Pois todos os órgãos públicos estão obrigados a fornecer tais informações a qualquer cidadão que interessar requisita-las.

Deu no Blog do Professor Escolastico: "É livre a locomoção das pessoas em qualquer parte do Território Nacional", diz Constituição Federal

O artigo 5º, inciso XV da Constituição Federal do Brasil determina: "É livre a locomoção no Território Nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens". Por isso,  jamais uma pessoa pode ser hostilizada em virtude de estar se locomovendo em outra cidade que não seja à sua de origem. Isso aconteceu com o Prefeito Abel Filho na noite de sábado 26, nas quadrilhas da Rua Manoel Joaquim. Jamais a imagem da pessoa pode ser feita sem a sua permissão. "O retrato é uma emanação da pessoa, a sua representação por meio físico ou mecânico. Ninguém pode ser  fotografado contra sua  vontade, especialmente para ser pivô de escândalos".

Foi o que aconteceu. Agora,  estas pessoas anarquistas se preparem para responder processo na Justiça. Respeitar as pessoas é a maior dignidade que o ser humano pode ter.  Vale ressaltar ainda que o direito de ir e vir é sagrado para qualquer pessoa.

Do Blog: Ôxente! E esse papel de fotografar, filmar as pessoas e acionar a justiça, segundo a situação, não era exclusividade da oposição?.
A situação está invertendo os papeis?
O que está acontecendo com o "favoritismo" da  situação, que agora deu pra filmar, fotografar e querer impedir a circulação de pessoas em praças e logradouros publicos ? 
Estão querendo proibir que as pessoas visitem Olho D'água?
Pedimos cautela aos nossos amigos, pois o desespero dessa gente está só começando, não vamos entrar nesse jogo desesperado.
Isso é Democracia?
Aqui tem Cidadania?
O mundo dá tantas voltas!!!

Prefeitos da região oeste cancelam festividades devido à seca

Em reunião conduzida pela Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte – AMORN, nesta terça- feira, 29, na sede do SEBRAE de Pau dos Ferros os prefeitos da região Oeste presentes decidiram não realizar as tradicionais festas juninas em seus municípios.

A decisão foi tomada em conjunto pelos prefeitos que decretação Estado de Emergência em seus municípios em virtude da seca que assola a região.

Segundo Marcos Aurélio de Paiva, prefeito de Riacho da Cruz e presidente da AMORN, além do grave problema da estiagem, a situação agravou-se pela complicada situação financeira pela qual passa os municípios com a constante oscilação nos repasses dos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, o que impede a realização das festas concomitante com as ações a serem desenvolvidas junto às famílias afetadas pela seca.


Veja abaixo as prefeituras que cancelaram suas festividades:

1. Coronel João pessoa
2.Francisco Dantas
3. Frutuoso Gomes
4. Itaú
5. Martins
6. Messias Targino
7.Paraná
8. Pilões
9. Portalegre
10. Riacho da Cruz
11. Rodolfo Fernandes
12. Severiano Melo
13. Venha ver

Fonte: Robison Pires

Governo anuncia que recorrerá da decisão judicial que “liberou” greve na Uern

A Assessoria do Governo do Estado anunciou que o Executivo recorrerá da decisão do Tribunal de Justiça que reconheceu a legalidade da paralisação dos servidores e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).


Segundo o Consultor-Geral do Estado, José Marcelo Ferreira Costa, a decisão divulgada liminarmente será analisada pelo Governo, já que, apesar da greve ser considerada legal, existem algumas implicações que devem ser avaliadas, como o fato de garantir um percentual mínimo das atividades para a população, por exemplo.

O processo nº 2012.007272-3 – que requer a suspensão imediata da greve e retorno imediato ao trabalho de todos os servidores e professores da UERN – foi ajuizado na última sexta-feira pelo Governo do Estado.

Fonte: Panorama Politico

Dr. Nelson Solano, Diretor do Hospital do Coração descarta secretaria de Saúde

A Tribuna do Norte também destaca que a governadora Rosalba Ciarlini não obteve êxito em mais uma tentativa de emplacar um nome para a secretaria de Saúde Pública (Sesap). O nome da vez, o médico Nelson Solano, diretor do Hospital do Coração, descartou a possibilidade de assumir o cargo antes mesmo de receber um convite oficial. “Aconteceram sondagens, mas um convite formal não houve. De qualquer maneira eu tenho muitos compromissos e antes de haver um contato maior pedi que os intermediadores parassem”, atestou o médico à reportagem. Com a negativa de Solano é a quinta tentativa frustrada da governadora.

Antes dele, foram sondados, sem sucesso, o oncologista Marcos Leão; o diretor do Hospital Onofre Lopes, Ricardo Lagreca; o presidente da Unimed/Natal, Antônio Araújo; e o coordenador Estadual das Urgências e Emergências (Samu Metropolitano). Já se fala que a nova investida da administração estadual será o diretor geral do Hospital Santa Catarina, o médico Isaú Gerino Vilela.

A Sesap está sem o secretário titular desde o início de maio, quando o médico Domício Arruda Câmara foi exonerado. Desde então a instituição está sob o comando da adjunta, Dorinha Burlamaqui, que não tem se mostrado satisfeita com a demora da chegada de um novo titular.

Fonte: Robison Pires

Do blog: Dr. Nelson Solano é filho natural de Olho D'água do Borges.

Governo do Estado autoriza pagamento dos salários dos professores da UERN

O governo do Estado não cortou os salários dos professores da UERN como tinha anunciado a governadora Rosalba Ciarlini, em solenidade na cidade de Pau dos Ferros, na última sexta-feira. 

Os professores estão em greve desde o dia 2 de maio. De acordo com o advogado da Associação dos Docentes da UERN (Aduern) Lindocastro Nogueira, a única maneira de o governo fazer isso era não repassando os recursos para a Universidade, o que já foi feito. Agora, o pagamento fica por conta da reitoria. “O governo do Estado já fez autorização do pagamento”, ratificou. O reitor da Uern, Milton Marques, confirmou o repasse do dinheiro e disse que nesta quarta-feira o salário dos professores estará liberado.

Fonte: Jornal de Fato

Procuradoria Geral da República investiga Henrique Alves por nomeações ao TRE

O Diário de Natal ainda destaca que, além da apuração de infração disciplinar que corre no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde o fim de abril, os desembargadores Expedito Ferreira de Souza (vice-presidente do Tribunal de Justiça), João Rebouças e Francisco Saraiva Sobrinho, (presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RN), têm seus trabalhos dentro da Justiça Eleitoral investigados pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Também está incluído nas investigações de supostas irregularidades no TRE o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB). O processo está sob análise do procurador-geral da República Roberto Gurgel desde quando foi encaminhado à Brasília pela Superintendência da Polícia Federal no RN, em novembro do ano passado. A PGR apura a responsabilidade dos três desembargadores e do deputado federal em “supostas irregularidades verificadas em nomeações para cargos no TRE-RN”, segundo afirmou a assessoria de comunicação da PGR

Fonte: Robison Pires

Governadora Rosalba autoriza nomeação e convocação de 85 novos policiais civis

A governadora do RN, Rosalba Ciarlini, autorizou a nomeação e convocação de 85 novos policiais civis. Serão 20 delegados, 14 escrivães e 51 agentes que vão integrar o efetivo da Polícia Civil no interior do Rio Grande do Norte. A nomeação será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial do Estado (DOE).

As cidades de Parnamirim, Ceará Mirim, Extremoz, Touros, São Bento do Norte, Marcelino Vieira, Caraúbas, Campo Grande, Umarizal, Janduís, Lajes, Nísia Floresta, Arez, Goianinha, Angicos, São Miguel, Parelhas, Currais Novos, Baraúna e Açu, receberão o reforço no efetivo dos quadros da Polícia Civil.

Segundo a Assessoria do Governo, a nomeação obedece à Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê novas contratações nas situações pertinentes à reposição dos Quadros de Pessoal decorrente de falecimento ou aposentadoria dos servidores públicos das áreas de segurança, saúde e educação.

Fonte: Panorama Politico

Uern e Governo não chegam a um acordo e paralisação continua

A briga continua entre os servidores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e o Governo do Estado.

A audiência convocada pela desembargadora em substituição Sulamita Pacheco ocorreu hoje pela manhã na sede do Tribunal de Justiça em Natal. O DeFato.com esteve na sala de conciliação e testemunhou os discursos, os quais não se apresentam como boas notícias para os estudantes da entidade. 

Há três semanas, os professores e membros do Sindicato dos Professores da UERN (Sintaduern) encaminharam documento ao Governo do Estado, exigindo o pagamento do reajuste de 10,65% em maio, retroativo a abril, como estabelecido em acordo documentado entre o funcionalismo e administração estadual em setembro do ano passado, como condição para encerramento da greve de 2011 que durou 106 dias. Na ocasião, a greve só terminou mediante o acordo de parcelar o reajuste de 22% em três anos: 10,65% em abril deste ano; 7,43% em 2013; e 7,43% em 2014.

Entretanto, o acordo não foi cumprido pelo Governo do Estado. Os professores continuam aguardando o pagamento dos primeiros 10,65% que deveriam ter sido pagos no último mês de abril. A nova greve foi motivada, sete meses após a anterior. A rodada de negociações começou com as declarações do presidente da Aduern, o professor Flaubert Torquato, que considera infeliz a greve, mas necessária, uma vez que “não houve seriedade no acordo assinado com o governo”. “A paralisação é reivindicando esse aumento que foi prometido e garantido em acordo assinado meses atrás”, alega o presidente.

Vereador João Maria responde criticas feitas por blogueiro e vereadores da situação em relação a ultima seção da camara

Vereador João Maria(PT)

Dianate das criticas publicadas no blog de Raniele Gomes, onde o mesmo diz que o vereador João Maria AGIU DE MÁ FÉ. Primeiro quero dizer ao blogueiro que agir de má fé significa:  Agir contra a moral e bons costumes, seria enganar alguém. É um ato ilícito cometido contra alguém com o intuito de obter alguma vantagem. Ou seja: Agir de má fé é apresentar requerimento que beneficie o povo de Olho D’água do Borges?. Vejam bem meus amigos o que o blogueiro chama de má fé:

Requerimentos apresentados por mim na referida seção(23/05/2012):
  • Requerimento solicitando transporte escolar para duas crianças da comunidade Barra, (Retirado de pauta);
  • Implantação de centrais de ar condicionado na Escola Municipal Antonio Carlos de Paiva, (aprovado);
  • Regularização do pagamento do PAE(programa  de Assistencial ao Estudante), (rejeitado pela maioria);
  • Solicitação de copias de contrato da nova construtora do campo de futebol, (rejeitado pela maioria);
  • E por ultimo o requerimento sobre o carro destinado ao Conselho Tutelar deste município, que tem como objetivo demonstrar a parceria do mandato da Deputada Fatima Bezerra com o meu mandato. Hora nenhuma disse que o carro adquirido estava vindo a pedido meu, até porque a emenda parlamentar já estava publicada nos meios de comunicação do estado. Para verificar a veracidade dos fatos, consulte as fitas taquigráficas da câmara municipal de Olho D’água do Borges.

Com relação as cristicas feitas pela Vereadora Celia, quero dizer que a mesma caiu em contradição com relação a transparência:

Esqueceu a vereadora que já solicitamos informações relacionadas a diversos temas, através de requerimentos, muitos deles aprovados por esta casa e outros  rejeitados como o da referida seção, pedindo informações sobre o novo contrato da construtora da obra do campo. A tal transparência que ela cita, até hoje a sociedade e os próprios trabalhadores das obras não sabem quem é quem, ou seja, não sabem quem está construindo e nem para quem estão trabalhando.

Com relação as más companhia, quero lembrar a vereadora que a mesma também  já conviveu politicamente e profissionalmente com essas pesspas. Teria a vereadora cometido alguma desordem com os mesmo na época?

Com relação as criticas feitas pelo vereador Thiago, não quero subestimar a inteligência e a liberdade de ninguém, mas o mesmo não disse ainda ao que veio. A única ação do mesmo foi buscar a cassação do mandato da suplente de vereadora Maria Helena. Por isso o mesmo foi obrigado a afastar-se da sua cadeira para ceder o lugar a suplente Maria Helena. Portanto não tem poder e nem voz, por isso não merece resposta.

Vereador João Maria Ramalho

Peixada improvisada no "Recanto Nobre" em Olho D'água do Borges



O empresario Valcides, reuniu um grupo de  amigos  domingo(27), em seu sitio, "Recanto Nobre", neste município, para uma peixada improvidas. Segundo o homem forte da Gelice Sorvete, este foi o primeiro de uma serie de encontro entre amigos neste maravilhoso local, que promete ficar ainda melhor. Veja mais imagens.

Pais impedem filhos de irem a Escola Estadual Jerônimo Rosado em Gov. Dix-sept Rosado com medo de desabamento

Com mais de 73 anos de existência a Escola Estadual Jerônimo Rosado em Gov. Dix-sept Rosado é o retrato do descaso e abandono que vem sofrendo a educação do Rio Grande do Norte nos últimos anos.

A escola que já serviu como espaço para educação de muitas pessoas na cidade, hoje está sucateada, diversas salas abandonadas, vários setores desativados, o teto comprometido e toda sua estrutura.

Basta chegar ao prédio onde funciona a escola para comprovar a situação de abandono. Uma representante do Conselho de Educação na cidade manteve contato com a equipe de reportagem do Correio da Tarde e afirmou que salas de aulas com portas todas deterioradas, paredes sujas, sem revestimento e parece que caminha para o caos, para o fechamento total da escola. "Para piorar a situação nessa segunda-feira os pais dos poucos mais de 100 alunos que ainda estão matriculados na escola decidiram que os filhos só retornam a escola quando for feita uma vistoria que possa assegurar que não existe risco de desabamento, já que o cupim vem destruindo toda a parte de madeira e o teto corre risco de desabar", disse Antonia Anízia de Medeiros.

Ela disse que já foram solicitadas providencias junto a Diretoria Regional de Educação (Dired), e também a presença do Corpo de Bombeiros para realizar uma vistoria, mas não obteve resposta. "Somente depois que informamos que os pais de alunos decidiram não enviar seus filhos a escola, foi que a Dired marcou uma reunião para hoje, com representantes de pais de alunos, professores e autoridades locais. Mas a proposta da Dired será de transferir os alunos para outras unidades, o que nós não queremos. Se os alunos forem transferidos certamente a reforma da escola jamais será feita e nos vamos perder esse importante patrimônio", acrescenta.

Patu é referência regional em saúde pública

Em pouco mais de três anos frente à administração municipal, a gestão Ação e Reconstrução, através do trabalho desenvolvido pela prefeita Evilásia Gildênia e o médico secretário de Saúde, Ednardo Moura, juntamente com toda a equipe de profissionais qualificados que atendem a demanda da saúde pública na cidade, conseguiu reconstruir e consolidar o sistema de atendimento e acesso à Saúde pública de Patu, como referência para toda a região. “Fizemos da saúde a nossa meta principal, e com muito trabalho conseguimos reconstruir a saúde pública, que recebemos completamente abandonada e na UTI. Hoje Patu dispõe de uma saúde de qualidade com atendimentos especializados e em todas as regiões do município”, disse o secretário de saúde.

De cara, a gestão da prefeita Evilásia tratou de recuperar toda a estrutura física e pessoal do Hospital Municipal Dr. Henderson J. B. de Moura e a Unidade de Saúde Lourival Rocha, que se encontravam sucateados. “Recebemos um hospital sem a mínima estrutura para o atendimento básico, sem alimentação suficiente, sem qualquer material para o bom desenvolvimento dos nossos trabalhos, sem falar na Unidade de saúde Lourival Rocha que não suportava mais a grande demanda de pacientes, além da falta de acessibilidade para os deficientes físicos que dever ser garantido a todos”, disse Ednardo Moura.

O Hospital Municipal, além de receber pacientes da cidade de Patu, atende também a demanda de outras cidades. Com uma escala de plantões médicos fixa e uma equipe preparada, o atendimento à Saúde hoje na cidade, pode ser considerado o melhor da nossa região. Para se ter uma ideia, só no ano de 2011, o Hospital Municipal de Patu registrou mais de 22 mil atendimentos ambulatoriais, e de janeiro deste ano até maio, já foram registrados mais de 9.200 atendimentos. “É importante lembrar que a demanda de pacientes oriundos de outras cidades é bem considerável. Antes os pacientes de Patu eram encaminhados para a região por falta de médicos e hoje ocorre o contrário, o que reforça ainda mais a tese de que a nossa saúde melhorou e muito”, disse a coordenadora do Hospital, Maria de Lourdes.

Aprenda a usar a “Lei de Acesso à Informação”

Há 11 dias entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação, que poderá ser um instrumento poderoso para aumentar o nível de transparência da administração pública brasileira.

Para isso, no entanto, é preciso que cada um de nós conheça a nova lei e saiba aproveitar as oportunidades que ela abre. Por essa razão, o Congresso em Foco reuniu em uma nova página, de modo claro e didático, os dados fundamentais sobre essa nova legislação, que obriga todos os poderes, de todas as esferas (municipal, estadual e federal),  a prestar aos cidadãos as informações de seu interesse.

Na página sobre a Lei de Acesso, será possível encontrar:
- aspectos legais relacionados com o tema, incluindo a íntegra da Lei de Acesso à Informação
- instruções sobre como fazer um pedido de informação

Publicada em 18 de novembro de 2011, a Lei de Acesso (Lei 12. 527) chegou no Brasil com imenso atraso. Faz nada menos que 256 anos que a Suécia aprovou sua primeira legislação de acesso a informações (confira aqui). A vantagem é que a legislação recém-introduzida no país é extremamente avançada, e oferece um excepcional poder à cidadania para conhecer amplamente aquilo que seja de seu interesse e assim exercer maior controle sobre a ação dos agentes públicos.

Saiba mais AQUI.

Fonte: Congresso em Foco

Justiça nega solicitação de liminar do Governo que pedia ilegalidade da greve na Uern

Desde o início do mês, professores e servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) paralisaram as atividades. Frente à greve, o Governo do Estado entrou com uma ação na Justiça pedindo a ilegalidade da paralisação. Na manhã desta segunda-feira (28), contudo, foi negado o pedido de liminar que determinava a ilegitimidade da manifestação.

Em contrapartida, foi estabelecido pelo Tribunal de Justiça à realização de uma audiência de conciliação entre o Governo e os representantes dos docentes hoje, em Natal, a partir das 10h. Além do pedido de ilegalidade da greve, o Governo também pleiteou a suspensão do pagamento daqueles que não estão trabalhando. A medida foi justificada pelas autoridades como uma forma de se evitar o prolongamento da greve.

De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Flaubert Torquato, a medida tomada pelo governo foi improcedente, uma vez que a própria Constituição Federal prevê o direto á greve. Ele disse ainda, caso seja aprovado o pedido do governo em decretar a suspensão dos salários e a ilegalidade na greve, os docentes e servidores serão obrigados a mover ação contra o Governo.

“Não se pode reter o salário dos professores sem uma determinação legal para isso, pois caso isso fosse feito seria crime. Além disso, somente o reitor pode realizar cortes nos salários dos professores, ferindo assim o princípio da autonomia da instituição”, afirmou.

Fonte: O Mossoroensse

Prefeitura de Riacho da Cruz entrega casas populares sem infraestrutura, sem água e sem energia elétrica

A prefeitura de Riacho da Cruz realizou nesta ultima sexta-feira (25) a entrega de 30 casas populares.   As 30 habitações populares foram entregues a famílias carentes do município. Mas infelizmente as casas não contam com calçamento, energia elétrica, água nas torneiras, nem esgoto. Os beneficiados foram pegos de surpresa, pois nem o prefeito encontrava-se na cidade para realizar a entrega das unidades habitacionais.

As habitações populares foram construídas à margem da RN 117, e alguns beneficiados podem trocar a alegria por reclamações, embora os moradores não escondam que a vida seja melhor nas novas casas.
As casas populares foram erguidas com recursos da Caixa Econômica Federal, liberados através do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura de Riacho da Cruz.

O Governo Federal constrói as habitações e a contrapartida da Prefeitura é justamente oferecer condições dignas de moradia, isto é, infraestrutura. No caso de Riacho da Cruz, o Governo Federal fez a sua parte, restando agora a Prefeitura cumprir com a parte que cabe a ela.

Aos poucos os moradores vão improvisando e tentando viver nas casas sem água e sem energia elétrica.

fonte: o mural de Riacho da Cruz

Carro da polícia falta combustível em escolta à governadora

Na passagem da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) à tarde de ontem (sexta-feira, 25) por Baraúna, uma cena insólita passou despercebida à maioria dos circunstantes. Mas, é retrato da realidade da gestão estadual.

Um veículo da Polícia Militar que serve ao município de Baraúna terminou parado à margem da estrada, quando participava de escolta à governante, porque faltou gasolina.

Com a ajuda de um popular, um dos policiais saiu em busca de combustível. Com dinheiro do próprio bolso, ele irrigou o tanque do veículo, para pelo menos fazê-lo sair do lugar até à cidade.

Fonte: Carlos Santos

TCE enviará lista com mais de mil nomes de fichas sujas

Mais de mil pessoas que exerceram ou exercem cargos públicos no Rio Grande do Norte podem ficar impedidas de disputar as eleições municipais deste ano. A lista com os gestores condenados ou com prestações de contas pendentes será divulgada até o dia 5 de junho, pelo Tribunal de Contas do Estado. Não cabe ao TCE decretar a inelegibilidade de forma automática, mas sim enviar ao Tribunal Regional Eleitoral os nomes dos que cometeram irregularidades relacionadas na Lei da Ficha Limpa como impeditivas para candidaturas. 

A informação sobre o número de políticos e gestores que vão constar na lista foi dada pelo presidente do TCE-RN, Valério Mesquita, nesta entrevista à TRIBUNA DO NORTE. Ele também alerta para os cuidados que a governadora Rosalba Ciarlini deve ter na escolha do novo conselheiro do TCE. Afirma ainda que, se houvesse uma mudança na forma de preenchimento das vagas de conselheiro, seria importante adotar o concurso público como critério de seleção. 

O presidente do Tribunal de Contas aponta que o superfaturamento está entre as irregularidades mais comuns cometidas nas Prefeituras do Rio Grande do Norte. 

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira

A partir das 10h de amanhã, candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já poderão se inscrever para participar das provas que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Em 2011, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições.

A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser efetuado até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.


Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

A prova é feita durante o fim de semana. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. O edital com todos os detalhes do exame foi publicado na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.

Fonte: Agencia Brasil



Deu no Fatos em Fotos: Falta de respeito aos estudantes!

O Poder de Mudar. Tudo tem como objetivo ir contra a própria consciência e gerar benefícios pessoais. Por mais desolador que pareça, pode ser transformado por meio de uma mudança de consciência. O que fazemos é responsabilidade nossa! Yehuda ressalta a importância de assumir responsabilidade, porque cada ação nossa tem um efeito quântico.

Na ultima seção da câmara dos vereadores de Olho D’água do Borges que foi no dia 23/05 o Vereador João Maria apresentou um requerimento para colocar a bolsa do PAE (Programa de Assistência ao Estudante) em dia, porém foi aceito por alguns dos colegas vereadores, mas, o Vereador RUBECLÉNIO que se diz o pai do projeto, votou contra. Porque será? Será que o vereador acha que os estudantes não merecem receber o pagamento da bolsa em dia? O Vereador João Maria acredita que os alunos merecem receber o pagamento em dia sim, pois o mesmo não mudou sua opinião desde a aprovação do projeto. Ao contrario do vereador que si diz pai do projeto, que  o mesmo parece ter mudado de opinião, votando contra o requerimento que solicitava o esclarecimento junto ao Executivo do por que do atraso da referida bolsa para os alunos beneficiários.

Fonte: Fatos em Fotos

Josivan senta ao lado de Cláudia e evita contato com Sandra e Larissa durante solenidade

Claudia Regina e Josivan Barbosa

O reitor Josivan Barbosa participou na manhã desta sexta-feira (25) da solenidade de inauguração da fábrica de cimento Mizu em Baraúna, interior do Rio Grande do Norte. Chegou acompanhado de assessores e sentou-se ao lado de Cláudia Regina (DEM), candidata à prefeitura de Mossoró. Os dois conversaram bastante, mas garantiram que não falaram sobre política. 

No entanto, não evitaram especulações dos observadores de plantão. Os mais apressados sugeriram o apoio de Josivan à Cláudia, o que seria natural diante das circunstâncias com que o reitor foi tratado pelo PT. Josivan, porém, afirma que a partir de agora vai iniciar novo projeto dentro do partido, que é ajudar a reestruturar os diretórios de vários municipios do interior do Rio Grande do Norte.

O reitor também cumprimentou a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o ministro Garibaldi Filho (PMDB), o deputado João Maia (PR) e o presidente da Assembléia Legislativa Ricardo Motta (PMN).

A deputada Sandra Rosado, que articulou a derrubada da candidatura do petista, também estava presente, a convite do prefeito Aldivon Nascimento, mas não recebeu os cumprimentos do reitor. Ele evitou a parlamentar, fazendo o mesmo com a filha Larissa Rosado.


Fonte: Jornal de Fato



Governadora assina ordem de serviço do Sistema Adutor do Alto Oeste

Em Pau dos Ferros, a Governadora Rosalba Ciarlini encarou os professores, não recebeu os agentes penitenciários e assinou a ordem de serviço para concluir o Sistema Adutor do Alto Oeste, que vai atender 208 mil pessoas de 26 cidades e 64 localidades da região da tromba do elefante, considerada de fundamental importância para a região neste período de estiagem.

A solenidade aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25) na sede da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, ao som de aplausos e vaias, Aplausos dos aliados da governadora e vaias dos professores da UERN. O primeiro ato da solenidade foi formar a mesa. Em seguida a governadora assinou a ordem de serviço do sistema adutor, chamando para assinar com ela o prefeito de Luis Gomes, que está há mais de 200 dias sem água.

Assinou também o documento o representante da empresa que vai concluir o sistema adutor, o empresário Dorian Carlos de Melo. Para empresa concluir a obra, segundo Gilberto Jales, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), foi preciso à governadora pagar R$ 4,6 milhões em faturas atrasadas, 3,3 milhões referentes a reajustes das faturas atrasadas e mais 400 mil a empresa que está supervisionando os trabalhos.

Greve da UERN: Governo não dará reajuste para priorizar Saúde

Professores do movimento grevista da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aproveitaram a visita da governadora Rosalba Ciarlini à cidade de Pau dos Ferros para entregá-la documentação pedindo agilidade nas negociações do movimento paredista que chega aos 25 dias nesta sexta-feira (25/05).

O clima esquentou e a chefe do executivo estadual ameaçou a categoria de cortar o salário dos professores que não retornassem à sala de aula. No discurso, ela justificou que a greve é um direito dos professores tanto quanto os alunos têm direito à aula.
A professora Betânia Ramalho, titular da secretária de Estado da Educação, antecipou que a equipe do Governo designada a discutir uma solução para a greve decidiu que nenhuma reivindicação salarial (incluindo as demais categorias que também se mobilizam por reajuste) será atendida.

De acordo com ela, a decisão do Estado deve-se à crise no sistema de saúde e por isso “foi preciso priorizar. A decisão da governadora é que não haverá reajuste enquanto esses problemas [na saúde] forem resolvidos”.

Representantes do BNB estarão segunda feira no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Olho D’água do Borges para falar sobre linhas de créditos para enfrentamento da seca.

Segunda feira(28), às 8:00hs da manhã, no sindicato dos Trabalhadores Rurais deste município,  acontecerá uma reunião com representantes do Banco do Nordeste, agencia de Apodi. Na oportunidade serão repassadas informações sobre as linhas de credito disponíveis e formas de pagamentos para ajudar  aos agricultores nas adversidades ocasionadas pela seca.

Segundo informações colhidas no STR hoje pela manhã, o BNB está disponibilizando linhas de credito para custeio, compra de rações para alimentar o rebanho, entre outras modalidades de credito.

Fica aqui o contive do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. È muito importante a participação de agricultores e criadores para que todas as duvidas sejam tiradas, pois trata-se de um momento difícil  enfrentado pelo homem do campo causado pela seca.

Espaço Web: Pense antes de Falar…

Segure a língua: A arte do silêncio!

Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso.
Algum tempo depois descobriram que era inocente. O rapaz foi solto, após muito sofrimento e humilhação, e processou o homem.

No tribunal, o homem disse ao juiz:

- Comentários não causam tanto mal…
E o juiz respondeu:

- Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel. Depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa. Amanhã, volte para ouvir sentença!

O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse: – Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!

- Não posso fazer isso, meritíssimo! – respondeu o homem – O vento deve tê-los espalhado por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!

Ao que o juiz respondeu:

- Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se a ponto de não podermos mais consertar o mal causado. Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!

MORAL DA HISTÓRIA:

Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.

Fonte: Padua Campos


TRE abre ciclo de palestras para partidos políticos

O Tribunal Regional do Rio Grande do Norte promoverá o Ciclo de Palestras da Justiça Eleitoral, evento que tem como objetivo esclarecer as regras eleitorais das Eleições 2012 aos dirigentes de partidos políticos, assessores, candidatos e interessados sobre as normas que regem uma eleição. 

As palestras buscam orientar representantes dos partidos e candidatos sobre o Registro de Candidatura, como fazer corretamente a Prestação de Contas de campanha e o que as regras eleitorais permitem ou proíbem para o pleito vindouro. 
O Ciclo acontecerá em três pólos distintos do Estado, no horário de 08h às 18h.

O primeiro será realizado em 29 de maio, em Natal, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE); no dia 04 de junho, será a vez de Currais Novos, onde as palestras ocorrerão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN; e, finalmente, em 11 de junho, a cidade de Mossoró é que receberá o evento, que irá ocorrer no auditório do SESI.

Fonte: Fator RRH

Tempo chuvoso atinge grande parte do Brasil nesta sexta-feira

A chuva não deve dar trégua em boa parte do País nesta sexta-feira (25). A situação não deve melhorar nem mesmo durante o fim de semana.

As áreas de instabilidade que já cobrem a maioria das regiões vão aumentar graças à formação de um sistema de baixa pressão no oceano Atlântico, aumentando o numero de nuvens, sobretudo no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

No Nordeste brasileiro a chuva diminui a sua intensidade no litoral da região, mas ainda pode causar problemas entre o norte da Bahia e Alagoas. No interior da região, a seca continua forte e sem previsão de pancadas de chuva.

Fonte: Robison Pires

Secretário reúne servidores e imprensa para esclarecer que ações administrativas terão continuidade em Caraubas

O correio da Tarde manteve contato com o Secretário de Governo, Silvan Pessoa e ele confirmou a realização de um encontro com todos os secretários municipais e também com representantes da imprensa caraubense, para informar a todas e principalmente a população de Caraúbas, que apesar das turbulências que tem abalado a municipalidade nos últimos dias, o Executivo municipal continuará executando todas as suas atividades normalmente como vinha ocorrendo antes da decisão da Corte do Tribunal Regional Eleitoral em cassar o mandato do prefeito Ademar Ferreira (PMDB). "Estamos convocando todos os secretários e a imprensa local para informar que a população de Caraúbas pode ficar tranqüilo que o trabalho que vinha sendo realizado pelo prefeito Ademar está tendo continuidade. Além disso, podemos afirmar que estamos preparado para uma eventual transição que possa ocorrer. O gabinete está aberto, aguardando para receber as notificações que sejam destinadas a nos orientar sobre qualquer medida", disse o secretário pouco antes do inicio da reunião.

Executiva Nacional do PT barra candidatura de Josivan Barbosa a prefeito de Mossoró

As chances de o eleitor mossoroense ter uma terceira opção de voto nas eleições municipais de 3 de outubro agora são quase nulas. O Partido dos Trabalhadores (PT) editou uma decisão de apoiar a candidatura do PSB, da pré-candidata Larissa Rosado, contrariando as intenções da maioria dos filiados em Mossoró a ter candidatura própria, no caso o reitor Josivan Barbosa.

Coube ao líder petista mossoroense Íbero Hipólito anunciar, de primeira mão, que o PT nacional não iria mais ter candidatura própria em Mossoró e sim teria que apoiar a deputada Larissa Rosado, do PSB, na campanha para prefeito. “Executiva Nacional do PT acaba de decidir por unanimidade pela aliança do PT com o PSB em Mossoró”, disse em seu twitter pessoal.

Em seguida, o site oficial do PT no Brasil divulgou a nota na íntegra.

Juiza condena blogueiro a pagar 1 mil reais por cada comentario depreciativo em seu site contra prefeito

Por cada comentário depreciativo e injurioso aceito pelo Blog Barra Pesada em Jardim do Seridó, contra o prefeito padre Jocimar Dantas (PMDB), o proprietário do Blog, Paulo Gomes da Silva Filho pagará multa de 1 mil reais.

Foi o que decidiu a juíza da cidade, Janaina Lobo da Silva Maia, na representação por propaganda política eleitoral extemporânea, feita pelo PMDB. Na denúncia, o PMDB sustentou que o blog vem sendo utilizado para fins eleitorais, em desrespeito à legislação, posto que “vêm praticando verdadeira propaganda político-partidária negativa fora do período permitido”.


Consta ainda, que estão sendo publicadas várias notícias caluniosas e desrespeitosas contra o Jocimar Dantas de Araújo, com o objetivo de denegrir a imagem do filiado do PMDB. Na decisão, a juíza entendeu que o blogueiro é o responsável por cada comentário aprovado, e por isso determinou a devida proibição.

informações de Geraldo Oliveira

Greve pode ser única solução para o PCCR


“A falta de compromisso do Governo do Estado com os funcionários empurra a categoria para uma greve”, disse a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso. O Sindicato tem buscado o diálogo, apresentado soluções para o impasse, mas as negociações em relação ao Plano de Carreira dos Funcionários não avançam, por puro desinteresse do Governo.

A secretaria de Educação, Betânia Ramalho, mantém um discurso que tem como único interesse protelar o pagamento do PCCR e a garantia de outros direitos da categoria. Diz que o Governo tem intenção de resolver essas questões, mas no momento está buscando solução para as categorias em greve. Fátima Cardoso desabafa: “por que o Governo critica as greves e nos empurra a organizar uma para nossa voz chegar até ele? Não seria mais simples que nos ouvissem nas audiências, nas reivindicações do dia-a-dia? Essa situação é desgastante, não dá mais para ficarmos acompanhando um discurso recheado de palavras bonitas que não efeito real nenhum.”.

A última audiência com a secretária, realizada no dia 15, foi mais um encontro que não respondeu às expectativas do Sinte. A reunião teve como objetivo discutir a pauta de reivindicações da categoria e buscar um consenso sobre os Planos de Carreira, mas a maioria das questões continuou sem definição.

Segundo Fátima Cardoso, a direção saiu da audiência com a sensação de que a secretária não entende que a pauta pertence a sua pasta. “Quando conversamos parecia até que o assunto não tinha relação com a SEEC, mas nada disso irá desalentar a direção deste Sindicato, pois sabemos qual o caminho a percorrer.”, disse. Naquela  audiência foram discutidos:

Pagamento das outras parcelas do Plano de Carreira;
Pagamento da primeira parcela do Plano a quem nunca recebeu;
Correção da tabela salarial em 14,13% do PCCR;
Reativar o Conselho Político do Pro-funcionário;
Pagamento dos processos que foram encaminhados pela comissão do Plano para serem liquidados.

Fátima Cardoso afirmou que a resposta da secretária foi de que o Governo cuidará dos profissionais que estão em greve, deixando claro que a gestão não tem qualquer compromisso com a categoria. “É preciso que os Funcionários atendam ao chamado do Sinte para participação nas atividades de luta, pois ela precisa ser fortalecida. O momento é definição. Precisamos ser mais enfáticos, já que o Governo se faz surdo diante das nossas reivindicações. O que pedimos não é favor. É o cumprimento de uma obrigação que é do Estado.

Vale lembrar ainda que na audiência anterior, realizada em fevereiro, a secretária assumiu o compromisso de consultar a comissão de enquadramento e estudar a situação. Mais de 60 dias se passaram e nada de resposta para o impasse. “A pauta é a mesma, a situação é a mesma. Não há mais o que se apresentar ao Governo e a nossa parte foi feita durante muito tempo para evitar uma paralisação. Agora essa negociação eterna ficou insustentável. É preciso falar com a única linguagem que o Governo entende: greve!”, finalizou a dirigente

Fonte: Sinte



 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179