Olho D'água do Borges/RN -

Faces do NOMA, veja nesta matéria...

O “Cancrum Oris” ou simplesmente NOMA é encontrado quase que exclusivamente em crianças desnutridas de países mais pobres. É uma gangrena viciosa e mortal que corrói a carne ao redor da boca e face, principalmente em crianças de até 6 anos.



Estima-se que 70-90 % destas crianças morrem, mas para aqueles que sobrevivem , resta a trágica situação de passar o resto dos seus dias com os rostos tão desfigurado que são rejeitadas por suas sociedades.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 500 mil crianças são vítimas de NOMA na África.
A maioria dos casos, o NOMA começa com úlceras nas gengivas. De lá, a doença se espalha, a boca fica dolorida, bochechas e lábios se tornam sensíveis e inchados.
Isso faz com que a criança tenha dores insuportáveis e dentro de poucos dias a carne facial começa a gangrenar.
À medida que a gangrena destrói a carne (às vezes até os ossos) se forma uma crosta, que eventualmente cai, deixando imensos buracos nos rostos dos pequenos.
Nos bebês, geralmente, os lábios são totalmente destruídos, impedindo assim a criança sem lábios se alimente no seio materno.
Depois da decomposição facial, 4 entre 5 crianças morrerão se não chegarem em um hospital a tempo e como a maioria das vítimas vivem em extrema pobreza e em aldeias remotas, o tratamento médico não é uma consideração. Os poucos sobreviventes levarão uma desfiguração grotesca para o resto de suas vidas e a maioria jamais será capaz de comer ou falar normalmente.

E o que mais choca nisso tudo é saber que esse mal devastador, pode ser prevenido apenas com uma alimentação saudável e higiene bucal.

Você reclama de que??

Fonte:http://www.noticiasrn.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179