Olho D'água do Borges/RN -

Previsão de chuvas 40% abaixo do normal gera divergência

Ocorrência de chuvas abaixo da faixa normal (40%) para grande parte da Região Nordeste. A previsão climática foi anunciada no inicio da semana e serve para o trimestre com início no mês de dezembro de 2012 e termino em fevereiro de 2013. O trabalho tem sido elaborado pelo grupo operacional de meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Mas a previsão já começa a causar polêmica por parte de alguns meteorologistas que discordam da previsão. No Rio Grande do Norte o meteorologista da Universidade Federal, Rural do Semiarido (Ufersa), José Espínola Sobrinho disse que  é prematuro fazer uma previsão para a quadra chuvosa de 2013, levando-se em conta que El Niño ainda está muito fraco.

Ele ressalta que uma avaliação mais precisa começará a ser estudada em dezembro, inclusive quando se avaliará as chuvas registradas na região litorânea. “Se ocorrer um aquecimento das águas do Atlântico a partir do mês de dezembro, há possibilidade de um período chuvoso com boas precipitações. No entanto, se as águas continuarem frias como vem acontecendo desde o ano passado, a tendência é termos mais um ano sem chuvas”, esclarece.

Ele afirma que quanto menor o espaço de previsão, maior a possibilidade de acerto. “Na nossa região as chuvas se intensificam entre os meses de fevereiro a abril, então fazer uma previsão agora seria precipitado”, acrescenta.

A previsão dos meteorologista do CPTEC e do INPE não foram bem aceitas pelos meteorologistas do Ceará. O presidente da Fundação de meteorologia (Funceme), Eduardo Sávio Martins informou não haver ainda parâmetros para que, seguramente, se informe sobre a quadra chuvosa de 2013.

Fonte: Jornal de Fato

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179