Olho D'água do Borges/RN -

Operação Assepsia: O Globo derruba, novamente, pauta contra Henrique Alves

Do Blog do Daniel Dantas


Liberdade de expressão é um dos elementos mais caros à democracia liberal e moderna.  Do ponto de vista das grandes organizações de mídia, ela se traveste no conceito ideológico da liberdade de imprensa.

Uma liberdade de imprensa que represente a liberdade de expressão é fundamental à vivência democrática.  Mas estamos longe de vivermos isso no mundo contemporâneo.

No fim de maio, logo de comecei a publicar as informações acerca do #Caixa2doDEMnoRN, recebi uma ligação interessada no tema por parte de um repórter do jornal O Globo.  Era uma sexta-feira e eu estava em Salvador.  O repórter informava que iria a Goiânia no fim de semana cumprir pautas relativas a Cachoeira, mas aprofundaria a matéria na semana seguinte.

Imaginei que os poderosos do RN poderiam derrubar a pauta.  Por isso, calculei que tornar público o interesse de um representante da grande imprensa poderia preservar as chances de publicação da matéria.

Ledo engano.
A pauta foi derrubada.  Semanas depois, fui informado de que a pauta foi derrubada devido a uma ação deliberada do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB).  Consultei o repórter que disse que iria apurar.  A informação nunca foi negada.

No domingo passado, voltei a falar com o mesmo repórter.  Seu interesse: a participação do próprio Henrique Alves nos esquemas desvendados pela Operação Assepsia.  Ali, temos a ação clara de Cláudio Varela, identificado como lobista de Henrique.  Cláudio articula um encontro entre Henrique e Tufi Meres.  Tempos depois, o próprio Tufi relata em e-mail ter se encontrado com Henrique Alves para acertar a administração do Hospital da Mulher em Mossoró. Por quatro meses de contrato, a Associação Marca de Tufi Meres recebeu R$ 16 milhões.

O repórter conduziu sua apuração na segunda-feira.  No fim da manhã, mandou-me um SMS: “Vamos dar a matéria amanhã”.  Henrique havia negado qualquer contato com Cláudio Varela – que, segundo consta da investigação, teria um cargo no Ministério da Previdência – e, mesmo diante do e-mail de Tufi Meres, negou ter se encontrado com o dono da Marca.

A matéria não saiu.
Ontem pela manhã o repórter se disse puto e que iriam colocar ao menos no online.  Depois explicou tratar-se de um mal entendido. “Vamos torcer para que saia amanhã”, disse.
E novamente não saiu.

Um colega da grande imprensa me disse dias desses que Henrique Alves não tem envergadura para se blindar.  Não estou bem certo.  Pelo menos no caso de O Globo.  A experiência mostra um placar de 2 a 0 em favor de Henrique.

Mas uma vez o jornal derrubou uma pauta desfavorável ao deputado.
Mesmo o veículo do colega que afirmou faltar envergadura para que Henrique fosse blindado não se dispôs a fazer a pauta – ainda que tenha considerado relevante.

A esperança que resta é o foragido Tufi Meres.

Segundo informações que circulam, cansado de fugir Tufi estaria disposto a abrir o bico para o Ministério Público num acordo de colaboração premiada.  Se Tufi falar pode derrubar a cúpula do PMDB – aqui e no Rio de Janeiro. Aguardar se o que dizem a respeito das intenções de Tufi Meres se confirma.

Fonte: Blog do Daniel Gomes via http://www.cartapotiguar.com.br




0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179