Olho D'água do Borges/RN -

Carregamento de milho chega no próximo dia 10 no RN

A governadora Rosalba Ciarlini solicitou ao presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, celeridade no envio das remessas de milho para o Rio Grande do Norte. O argumento é que os oito armazéns reguladores estão sem estoque e o rebanho ameaçado. “Todo o milho já foi consumido e não há como alimentar o gado”, afirmou, sendo respaldada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), José Vieira.

“Não há volumoso e até o bagaço de cana-de-açúcar está faltando no RN, PB e PE”, completa Vieira, acrescentando que a situação exige uma operação de guerra para salvar o gado que está sem pastagem por causa da seca. Segundo ele, o atraso na carga do produto também ameaça a bacia leiteira do Estado. “Os produtores estão apavorados”, disse. A iniciativa também beneficia trabalhadores do Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF) e cooperativas.

Das 30 mil toneladas destinadas para Natal, Mossoró, Assú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Lages e Umarizal está faltando mais da metade. O atraso, segundo a Conab, foi provocado pela greve dos caminhoneiros e pela safra de Mato Grosso, para onde estão indo centenas de carretas, desfalcando o transporte para o Nordeste.

O diretor de Operação e Abastecimento e o superintendente de Armazenagem e Movimentação de Estoque, Marcelo de Araujo Melo e Rafael Borges Bueno, disseram que a Conab vem se esforçando para atender os estados nordestinos, mas que enfrentam dificuldades no transporte e logística.

Mesmo assim, garantem que a remessa represada pela greve dos caminhoneiros já está a caminho do RN. Até sexta-feira (10) devem chegar mais de 553 toneladas que foram embarcadas de 30 de julho a 02 de agosto. O RN entra no novo leilão de embarque marcado para o próximo dia 10, com mais 33 mil quilos.

Fonte: Robison Pires

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179