Olho D'água do Borges/RN -

Felinto de Paiva Gadelha - primeiro prefeito eleito pelo município de Almino Afonso/RN

Felinto de Paiva Gadelha nasceu na cidade de Sousa no Estado da Paraíba, no dia 05 de maio de 1905. Era filho de Mizael Pereira  Gadelha e Helena de Paiva Gadelha e foi casado com a senhora Cacilda Carlos de Amorim. Deixou os bancos escolares quando cursava o primário. 

Foi músico, comerciante e agropecuarista. Antes de ser Prefeito de Almino Afonso-RN, o Senhor Felinto de Paiva Gadelha tinha sido Prefeito eleito do município de Patu-RN e também sub-prefeito por vários anos do Distrito de Almino Afonso-RN. Concorreu ao cargo de prefeito de Almino Afonso-RN no pleito de 03 de outubro de 1954, obtendo uma votação de 859 (oitocentos e cinquenta e nove) sufrágios. O candidato a vice-prefeito que o apoiava era o Senhor Sebastião Afonso de Azevedo, que obteve 839 (oitocentos e trinta e nove) votos. A chapa adversária tinha como candidato a prefeito o Senhor Aurino Carlos da Silva, que obteve 705 (setecentos e cinco) votos e teve o apoio do então candidato a vice-prefeito Senhor Antônio Carlos de Paiva (Antonio Caiçara), que obteve o voto de 707 (setecentos e sete) eleitores. Nesse mesmo pleito, foram eleitos os nossos primeiros vereadores. Podemos observar que, naquela época, os candidatos a prefeito e vice-prefeito eram votados em chapas separadas, o que trazia o risco de os eleitos serem adversários.

Os Senhores Felinto de Paiva Gadelha e Sebastião Afonso de Azevedo foram, então, respectivamente, o primeiro prefeito e o primeiro vice-prefeito eleitos pelo município de Almino Afonso-RN. Foram empossados em 31 de janeiro de 1955, quando também o foram os seguintes vereadores, que foram eleitos no mesmo pleito: Francisco Carlos de Amorim (primeiro vice-presidente); Carlos Teixeira de Lira (segundo vice-presidente); Antônio Nunes dos Reis (primeiro secretário); Dulcineu Leite da Silva (segundo secretário); Alfredo Xavier da Silva; João Holanda Montenegro; Ostiano Leite de Amorim; Francisco Vitorino da Silva; Vicente Correia da Silva e Fausto Carlos da Silva. Instalava-se, naquele momento, a Câmara Municipal de Almino Afonso-RN. O prefeito e o vice-prefeito exerceram seus mandatos até 30 de janeiro de 1960 e os vereadores, até 30 de janeiro de 1959.

Podemos observar, nessa composição, a ausência de um vereador como presidente da Câmara, o que se deve ao fato de, na época, essa função ser acumulada pelo vice-prefeito.
A eleição para a renovação da mesa diretora da Câmara Municipal era realizada anualmente, com exceção da presidência. Outro fato que podemos observar diz respeito à duração dos mandatos: o Executivo (prefeito e vice-prefeito) era eleito para cinco anos e o Legislativo (vereadores), para quatro anos.

Fonte: ALMINO AFONSO-RN. NOSSA TERRA, NOSSA HISTÓRIA. Livro escrito por Cleilson Carlos/ Agora Almino Afonso Informa

Do Blog: Nesta epoca Olho D'água do Borges era distrito do municipio de Almino Afonso.  

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179