Olho D'água do Borges/RN -

Apodi: Ministro assina ordem de serviço do ‘distrito envenenado’ quinta-feira


Reservatório de Santa Cruz está com apenas 70% de sua capacidade, antes mesmo das adutoras do Alto Alto e Mossoró entrarem em atividade.
Na próxima quinta-feira (12), o ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, vai a Apodi, assinar a ordem de serviço para investir R$ 280 milhões na instalação do Distrito Irrigado da Chapada do Apodi, contrariando os interesses dos produtores locais.

Beneficia diretamente ao agronegócio, que segundo a doutora Raquel Rigotto, da Universidade Federal do Ceará, é responsável por inúmeras doenças graves, como câncer, deformação na formação da gravidez, entre outras em pessoas destes seguimentos.

O Distrito Irrigado da Chapada, que tanto o deputado federal Henrique Eduardo Alves, do PMDB, defende, pois quem vai fazer é o aliado dele que é diretor presidente do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), vai receber água da Barragem de Santa Cruz.

O segundo questionamento que se faz é se o reservatório construído para abastecer as cidades do Alto Oeste e Mossoró com capacidade de armazenar 600 milhões de metros cúbicos de água, tem vazão suficiente para irrigar 5 mil hectares na chapada.

O terceiro questionamento é quanto o custo de manutenção e da energia para bombear a água da barragem de Santa Cruz a uma altura de 60 metros para alimentar os canais na Chapada do Apodi. Em outros projetos, o custo foi elevadíssimo. Inviável.

Em muitos outros distritos irrigados, a energia teve que ser subsidiada pelo Estado. O quarto questionamento dos agricultores da região é quanto ao uso de agrotóxico, que além de prejudicar a saúde humana, também é visto com fator devastador na produção da apicultura. Para os apicultores, o veneno do agronegócio mata as abelhas.

Estes questionamentos estão em aberto, enquanto o deputado Henrique Alves cobra pressa para o governo indenizar os mais de 300 pequenos proprietários de terras onde será instalado o Distrito Irrigado, classificado pelos agricultores como distrito envenenado.

Fonte: Retrato do Oeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179