Olho D'água do Borges/RN -

Uva pode ser uma nova alternativa de mercado em Mossoró

A viabilidade e a rentabilidade do cultivo da uva na região de Mossoró será assunto de uma da palestra com visita técnica da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada - Expofruit 2012, que acontece de 13 a 15 de junho, na UFERSA, em Mossoró.

A palestra "Produção de Uvas em Pequenas Propriedades" será ministrada pelo professor da UFERSA Celso Pommer, no dia 15 de junho, das 8h às 12h, e tem como intuito apresentar aos pequenos produtores uma alternativa para produção com retorno financeiro interessante.

De acordo com o professor, "o Rio Grande do Norte já teve produção de uva, mas que deixaram de existir, mesmo sem parecem existir dificuldades técnicas grandes para o cultivo". 
Ele cita como exemplo, o Vale do Rio São Francisco, especificamente na regiãode Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que apresenta condições de clima e solo semelhantes as encontrada em Mossoró. 

"A condição semiárida predominante em ambas às regiões e até quanto sabemos não é possível estabelecer diferenças que criem dificuldades para a produção de uvas no semiárido potiguar", explica.

Em relação à rentabilidade, para Pommer, a uva de mesa é a melhor para o cultivo de pequenas propriedades. "Para os pequenos produtores, que possam ocupar sua mão de obra familiar no empreendimento, o nível de investimento pode ser diluído pelo tempo em que se processam as primeiras operações de instalação do vinhedo".

Fonte: Correio da Tarde

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179