Olho D'água do Borges/RN -

Mossoró Cidade Junina homenageia Luiz Gonzaga


No ano em que o rei do baião Luiz Gonzaga completaria 100 anos, o Mossoró Cidade Junina homenageia um dos nordestinos mais notáveis da história. Dentro da programação do evento, será realizado um show-concerto com execução dos clássicos compostos pelo mestre da sanfona.

O "Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão" acontecerá neste domingo, 10 de junho, no Teatro Dix-Huit Rosado, às 20h. O evento é desenvolvido juntamente com o Serviço Social do Comércio, através do Projeto Parcerias Sinfônicas SESC/RN.

O tributo será conduzido pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), regida pelo maestro André Muniz e a cantora Camila Masiso. A apresentação contará com participações especiais dos artistas Caio Padilha, Khrystal, Valéria Oliveiram Wigder Valle e do sanfoneiro Zé Hilton.

Clézia Barreto, gerente da Cultura do município, afirma que as homenagens não param por aí. Durante as apresentações musicais no palco do Chuva de Bala no País de Mossoró, os artistas interpretarão clássicos de Luiz Gonzaga, lembrando a trajetória do cantor e compositor. A Cidadela terá um painel com imagem homenageando o sanfoneiro.

"O Mossoró Cidade Junina reconhece e rende homenagens a Luiz Gonzaga, ícone da cultura nordestina e um dos artistas mais completos da música brasileira. Sua arte retratava a realidade da nossa região, enriquecia e valorizava a cultura do Nordeste", declarou Clézia.

Luiz Gonzaga – Dono dos clássicos "Asa branca", "Juazeiro", "Qui nem jiló" e "O xote das meninas", Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 13 de dezembro de 1912, em Exu, no sertão de Pernambuco. Aprendeu a tocar com o pai, o acompanhando em apresentações em forrós, feiras e bailes.

Ingressou no Exército e percorreu diversos Estados do país como soldado. Em 1939 resolveu se dedicar a música, e com o tempo surgiu a ideia de se apresentar vestido de vaqueiro, figurino que marcou sua trajetória com artista. Compôs muitos sucessos, retratando as alegrias e as mazelas do Nordeste, nos ritmos do xote, xaxado e baião.

Grande instrumentista e compositor, Luiz Gonzaga morreu em Recife, no dia 02 de agosto de 1989.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179