Olho D'água do Borges/RN -

Quase metade dos prefeitos tentará reeleição

Em quase a metade dos municípios brasileiros (44%), os atuais prefeitos estarão em outubro deste ano disputando novamente a eleição. Serão 2.418 os atuais prefeitos que concorrerão à reeleição este ano. A estimativa é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a partir de uma pesquisa feita com os próprios prefeitos. De acordo com a CNM, dos 5.563 municípios brasileiros, em 3.302 cidades (59,35%) os atuais prefeitos podem disputar um novo mandato.

Deste total, 73,13% dos que podem disputar a reeleição disseram à CNM que o farão. O número ainda pode aumentar. Porque 500 prefeitos (15,14%) declararam que não concorrerão a um novo mandato, mas 333 (18,88%) disseram que ainda estão indecisos.
Os números, segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, repetem os percentuais de eleições anteriores. A média nas últimas eleições, diz Ziulkoski, tem sido de 60% o percentual dos prefeitos que concorrem à reeleição. E 60% deles, em média, conseguiram se reeleger nas eleições anteriores.

“A análise por Estado indica que a proporção nacional se repete na maioria das unidades da federação. A média dos atuais prefeitos que pretende concorrer fica em torno de 70%”, informa o presidente da CNM. O Estado com o maior número proporcional é Rondônia. Dos 36 prefeitos, 32 já decidiram concorrer à reeleição. No Amapá, dos 7 municípios onde pode haver reeleição, 6 já decidiram concorrer.

Fonte: Congresso em Foco


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179