Olho D'água do Borges/RN -

A participação afrodescendente na historia de Olho D'água do Borges

Livro sobre a historia de Olho D'água do Borges, do escritor Francisco de Assis Barros

Do Livro - Olho D'Água do Borges - Eis A História, de Francisco de Assis de Barros, 1a. Edição: PARTICIPAÇÃO DA AFRODESCENDÊNCIA NAS SEGUINTES REALIZAÇÕES EM ODB:

GERMANO ANTÔNIO DE OLIVEIRA: Derrubada da mata para fazer a Capela Católica; construção do Mercado Público em alvenaria; derrubada da mata para construir a 1a. casa (hoje pertence a uma filha de Dedé de Euclides), em frente a Igreja, para morar com sua família. Além da retirada do mato para fazer a fila de casas, frente a Igreja e as casas vizinhas a de Francisca de Adauto; telhas e tijolos destas construções feitos por ele; zelava mercado público, Igreja matriz; recebia os padres em sua casa; ajudava nas celebrações, como sacristão e nas festas da padroeira; homenageado com o mercado público tendo seu nome.
 
ANTÔNIA FERREIRA DA SILVA (Toinha de Germano): Aos sete anos já ajudava nas celebrações na Igreja; uma das 1as. cantoras de músicas sacras da Igreja e a organizar as festas da padroeira; final da déc. 60 já assumia todos trabalhos da Igreja; em 2002, ingressou em novo seguimento religioso (Igreja Católica Ortodoxa Brasileira).
 
ALFREDO XAVIER DA SILVA: Primeiro a fabricar Cal; um dos primeiros a possuir padaria; possuiu loja de sapatos; produziu cera de carnaúba; construiu engenho de moer cana-de-açúcar; comércio de perfumes na feira no barracão antigo; participou da luta pela emancipação do município; no município - foi: vereador,  prefeito (1970 a 1972), vice-prefeito de Dedé Gonzaga (1989 a 1992). Como prefeito, realizou: Emplacamento das ruas e praças; construção Delegacia de Polícia; compra de televisão para comunidade; compra do primeiro trator do município; restauração do açougue público; criação do Posto de Saúde.
 
OCELINO (CELINO da finada Izaura): Nasceu em Campo grande/RN; morou em Mossoró; veio jovem para ODB, morando em vários Sítios com sua mãe e não mais deixaram este município, seu pai ficou em Mossoró; o último Sítio foi o dos Ferreira, numa casa de taipa em frente a casa de Felinto Barros (Sítio Nevoeiro; e além de tocar violão divinamente bem, toca cavaquinho e se desafiá-lo, ainda dedilha uma guitarra. Sente-se desvalorizado pela cultura local, por não ser convidado para se apresentar nos palcos, durante as festas populares nesta cidade.
 
ANTÔNIO GREGÓRIO: Pai de Severo de Rozilda, de Honório Gregório, de Dulce, etc.; um dos primeiros a tocar Fole; morava numa casa de taipa, hoje entre o açude do brejo e a casa de Sebastião Ferro, local próximo à casa de taipa onde eu nasci; tocador do grupo de Boi-de-Reis de Geraldo da Silveira Barros, nas décs. de 1950/60.
 
FRANCISCO XAVIER DA SILVA (DOROTE): Homem que não levava desaforo para casa; prestava  serviços à comunidade, arrecadando dinheiro para as pessoas que estavam doentes; obrigava a casar o homem que "mexia" na moça e não queria casar; acomodava os ciganos em locais apropriados; em geral, resolvia qualquer problema da comunidade. Por causa das suas ações benéficas, foi nomeado delegado suplente, que assumia a delegacia nos finais de semana e noutros dias em que o sargento delegado titular, de Patu, não vinha. Era um delegado muito respeitado, as pessoas temiam suas ações.


5 comentários:

  1. Adaécio Lopes disse...:

    É isso ai primo Assis, um valioso trabalho para nossa terra, principalmente por dar voz a essas pessoas que realmente construíram a cidade.

    A construção de uma cidade é composta de tijolos e argamassa, mas principalmente de sentimentos, participação e trabalho coletivo.

    Algo que ando meio desconsiderado na Olho D'água de hoje.


    Avante!

    www.aosvivosdailhadailusao.blogspot.com

  1. Anônimo disse...:

    Bom saber que alguém está escrevendo sobre a História do povo olhodaguense.
    Parabéns!
    Estou com muita vontade de ler este livro

  1. Anônimo disse...:

    parabéns por esta atitude.
    A história de olho dàgua deve conter
    as experiências históricas dos Germaneos,povo que trabalharam e viveram humildimente sem pensar em Riquesa .

    Este é para os pre-candidatos da situação
    Ana de Adauto, Fifia e outros,veja abaixo.

    Isto significa aperreio por parte da situação. Nunca passou na mente desta menina a ideia de ser candidata,só que a sitação fica pescando entre as familias que poderá ter votos para oposição qualquer pessoa para ser candidata, mesmo que não se eleja, mas que tire pelo menos os votos de casa.Ex.Ana,fifia ,entre outros.Se as coisa estivessem boas por lá , os candidatos eram os mesmo de sempre.Mesmo assim vão levar um cambão de trezentos e alguama coisa,pode esperar.

  1. Anônimo disse...:

    eu como olhodaugense te dou meus parabens pelo livro queria sabe como posso adquir um morro em assu

  1. Anônimo disse...:

    Queria saber quando esse conterrâneo vai fazer a divulgação do livro em nossa cidade? seria um evento lindo! eu quero 1 livro! Kayte!

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179