Olho D'água do Borges/RN -

STF definirá o futuro de Nilton Figueiredo

Pau dos Ferros – O ex-prefeito Nilton Figueiredo vive a expectativa do julgamento da Lei da Ficha Limpa no Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá ocorrer na primeira quinzena de novembro. A sua candidatura à sucessão municipal 2012 depende da derrubada da lei, uma vez que seu nome está na lista dos políticos alcançados pela ficha limpa. 

A falta de zelo com o dinheiro público deixou Figueiredo em situação delicada. Ele teve as contas de sua última administração reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e condenada pela Câmara Municipal de Pau dos Ferros. Com base na Lei de Ficha Limpa, estaria inelegível para as disputas eleitorais do próximo ano.
 
Não há uma previsão de como os ministros do STF se posicionarão em relação à validade da lei, porém, segmentos do meio jurídico apostam que a Ficha Limpa estará estabelecida. A Suprema Corte acataria o apelo popular, aprovando a lei, mesmo levando em consideração a tese do transitado em julgado, prevista na Constituição Federal.
Filiado ao PMDB e com o apoio dos líderes do partido para disputar a Prefeitura, Figueiredo é o único capaz de enfrentar um candidato apoiado pelo prefeito Leonardo Rêgo (DEM). Ele tem o apoio do grupo liderado pelo ex-deputado e diretor-geral do Dnocs Elias Fernandes e de parte da oposição municipal. Daí, a certeza de que terá condições de enfrentar a estrutura do governismo.
 
Figueiredo tem dito que acredita na possibilidade de ser o candidato, porém, trabalha com a hipótese de “plano B”, uma vez que não há uma segurança quanto à decisão do STF. Se ficar impedido pela Lei da Ficha Limpa, ele lançará o filho Bráulio Figueiredo, contando com a simpatia da cúpula do PMDB e da oposição.
 
Jovem e com atuação em campanhas eleitorais do pai, Bráulio tem demonstrado interesse de debutar como candidato, porém, aceita a condição de “reserva” de Nilton Figueiredo. Ele sabe que o páreo é difícil e que o seu pai é o nome mais forte para levantar a bandeira da oposição.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179