Olho D'água do Borges/RN -

Exames de DNA demoram até oito meses

Confirmar uma paternidade não é nada fácil no Rio Grande do Norte. O exame de DNA só é disponibilizado pelo poder público quando a Justiça é acionada e o tempo de espera é de causar cansaço em qualquer cidadão.
 
O caminho encontrado por famílias de baixa renda para ter acesso ao DNA geralmente é a Defensoria Pública, que somente em Mossoró recebe entre 3 e 4 pedidos do exame todas as semanas.  
O problema é que mesmo com a participação da Justiça, o tempo de espera é longo.

A defensora pública geral do Rio Grande do Norte, Claudia Carvalho de Queiroz, informa que o tempo de espera pelo exame depende muito do processo e pode levar entre seis e oito meses, ou seja, até 240 dias. "Trata-se de um processo judicial feito em várias fases", justifica, acrescentando que a quantidade de varas da família também colabora para a lentidão.
 
Claudia explica que o exame de DNA somente é solicitado quando não existe acordo entre as partes envolvidas. Nesse caso, é aberto um processo de investigação de paternidade.
 
Como as prefeituras e o Estado não contam com um laboratório para fazer o exame, é o poder judiciário que indica o local. "Os exames são feitos em laboratórios particulares indicadas pelo judiciário", reforça a defensora.

Fonte: Jornal de Fato

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179