Olho D'água do Borges/RN -

Brasil Sem Miséria" chega ao Nordeste para retirar 9,6 milhões de brasileiros da extrema pobreza

Acesso à água na área rural do semiárido, distribuição de sementes e assistência técnica a produtores rurais pobres, e instalação de unidades básicas de saúde estão entre as iniciativas lançadas ontem, em Arapiraca. Os governos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí e Sergipe, assinaram o Termo de Compromisso para a implementação do 'Brasil Sem Miséria' no Nordeste.

A área rural é uma das prioridades do Brasil Sem Miséria. No campo, estão 47% dos 16,2 milhões de brasileiros extremamente pobres. O Nordeste concentra 66,5% da população rural brasileira em situação de extrema pobreza com mais de cinco milhões de agricultores.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Presidência da República, foi firmada uma parceria inédita entre governo e iniciativa privada, onde os supermercados passarão a comprar a produção de agricultores familiares extremamente pobres. As primeiras aquisições serão de farinha de Alagoas, laranja de Sergipe e de geleias e doces produzidos na Bahia. A iniciativa é fruto do acordo assinado com a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) durante o lançamento do 'Brasil Sem Miséria', no último dia 2 de junho. Já o governo federal, além desses produtos, também vai adquirir leite produzido por 5,6 mil agricultores familiares de Alagoas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

As duas primeiras chamadas de assistência técnica e extensão rural vão atender 25 mil famílias de agricultores extremamente pobres do Nordeste, em 255 municípios, com investimentos iniciais de R$ 29,4 milhões. Além de orientação técnica, essas famílias receberão sementes produzidas pela Embrapa. Até o fim de 2012, serão atendidas 115 mil famílias com a distribuição de sementes de milho, feijão e hortaliças.

O programa Brasil Sem Miséria também vai atender a demanda da saúde, com a construção de 638 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 446 municípios do Nordeste. Também serão ofertadas quase dois milhões de consultas oftalmológicas e mais de 800 mil óculos para estudantes. Outra medida é a instalação de 45 centros de especialidades odontológicas e 91 unidades móveis odontológicas, que vão garantir o fornecimento de 476 mil próteses dentárias. Os investimentos somam cerca de R$ 700 milhões.

Fonte: Correio da Tarde

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179