Olho D'água do Borges/RN -

14ª Dired de Umarizal faz imposições com relação a reposição das aulas do período da greve

Os professores da Escola Estadual 20 de setembro elaboraram um calendário de reposição de aulas, acrescentando uma sexta aula no horário. Com isso, seriam repostas 22  dias letivos, e o restante seriam complementadas no mês de janeiro ou aos sábados.

De acordo com os Professores, o Conselho de Escola e a maioria dos alunos que já tomaram conhecimento da proposta, esta será a forma mais proveitosa de repor os dias parados, uma vez que o aluno já está na escola para assistir aula e não precisa vir a escola em outro horario.

O Diretor da escola levou a proposta  ao conhecimento da 14ª Dired, e como sempre, não foi aceita pela mesma, alegaram que a proposta era incompatível com algumas escolas. Ai eu pergunto: Será que a Dired tem uma formula magica de elaborar um calendário compatível com a realidade de cada escola?. Ora, cada escola tem uma realidade diferente, e autonomia para elaborar seu calendário de reposição de acordo com sua realidade. Chega de intrave!!!

Veja o que diz a orientação da Secretaria de Educação  em relação ao cumprimento do Calendário Escolar pós-greve:

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura no cumprimento da obrigação Constitucional, e de Decisão Judicial proveniente da Ação Civil Ordinária nº  201108049-7 de 13 de julho de 2011, determina o novo Calendario Escolar de Ensino a ser operacionalizado em razão de greve dos professores deflagrada em 02 de maio de 2011.

1.    O Calendario Escolar deverá ser aprovado pelo Conselho de Escola, com registro em ata da reunião feita para este fim, com ampla divulgação à Comunidade Escolar.
2.     Após aprovação, a escola deverá encaminhar o referido Calendario à DIRED até 05 de agosto de 2011 para a aprovação e o monitoramento das atividades pedagógicas a serem realizadas nos dias programados.
3.    As escolas que aderiram à greve, seja de forma total ou parcial, conforme o Inciso I do Art. 24 da Lei nº 9.394/1996 – LDB, terão que cumprir as 800 horas/aulas, distribuídas por um mínimo de 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
4.    Os sábados, a partir do segundo semestre de 2011, serão incluídos como dias letivos para o cumprimento da carga horaria anual.
5.    A secretaria de Educação está organizada para orientar as escolas e acompanhar  o cumprimento do novo Calendário Escolar, a fim de que seja minimizado o prejuízo causado pela ausência das aulas no período da greve.

                                       Natal – RN, 14 de julho de 2011.

Clicke Aqui e veja o que diz Adriana Diniz -  Secretária adjunta da Educação.

A orientação da Secretaria é correta, pois cada escola tem uma realidade diferente, e só a comunidade escolar envolvida no dia -dia  da escola é que pode encontrar a forma mais correta para minimizar o prejuízo dos alunos, “que não foi causado por nós professores”. Mais uma vez  a Dired interferindo de maneira equivocada. É  uma instancia inferior querendo passar por cima da decisão de uma superior.

Nas outras greves sempre aconteceram este imposição da Dired. Na greve de 2009, a Escola 20 de setembro trabalhou até janeiro de 2010, enquanto as escolas de outros municípios fizeram a reposição de aulas com trabalhos, projetos e entraram de férias ainda em dezembro de 2009.

Os professores, o conselho de escola e os alunos do 20 de setembro vão decidir seguir a orientação da Secretaria de Educação. Não vamos aceitar imposição, nós somos responsáveis  pelos nossos atos e temos autonomia para decidir de acordo com a realidade da escola.

Chega de criar problemas, precisamos de soluções. Chega de tanta imposição.

Nós vamos acatar a orientação da Secretaria de Educação.

Professores da Escola Estadual 20 de Setembro – Olho D’água do Borges – RN.


3 comentários:

  1. Adaécio Lopes disse...:

    É isso ai Gilbertop o calendário tem que ser elaborado pelas escolas, elas tem autonomia para isso.

    Um abraço.

  1. Anônimo disse...:

    Esse pessoal da 14º dired não servem nem para dar recados. quem sabe a melhor forma de reposiução das aulas são os professores ed alunos.
    Não vão dar ouvidos para esse pessoal não.

  1. Anônimo disse...:

    A ultima da 14ª Dired de Umarizal: uma pessoa que estava como professora na ultima etapa do lendo e aprendendo ficou sem receber o ultimo mês do pagamento do programa, o motivo é que a educadora( que não é analfabeta ) descobriu que estava matriculada como aluna na turma da filha do Presidente do sindicato de Umarizal, que também é funcionaria do sindicato. Muito estranho isso não?! Agora estão tentando botar panos quentes por cima. Agora eu me pergunto: sera se é a primeira vez que isso acontece?????

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179