Olho D'água do Borges/RN -

Para ser considerado livre da Aftosa, RN tem que imunizar 90% do rebanho

"Há anos não registramos um caso de Aftosa no RN", afirma diretor do IDIARN.

Há um ano e meio, os pecuaristas do Rio Grande do Norte aguardam o anúncio de que o Estado passou a ser considerado área livre da Aftosa. O setor considera a mudança importante, pois os criadores poderão comercializar gado livremente com todas as unidades da federação, além de exportar carne.

Atualmente, há a expectativa de que a mudança de status ocorra no início de 2012. Entretanto, para que a reclassificação seja uma realidade, técnicos do Ministério da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento (Mapa) ainda precisam vir ao Rio Grande do Norte realizar a sorologia do rebanho, e ainda não há previsão de data para que esse processo seja efetuado.

Uma das exigências para a nova classificação do Estado é que 90% do rebanho de bovinos e bubalinos, que hoje ultrapassa 900 mil animais, seja imunizado durante a campanha anual contra a Febre Aftosa. “Hoje somos considerados área de risco médio, por termos atingido uma cobertura vacinal de 80% e há 10 anos não há caso de febre aftosa no RN”, explica o diretor de saúde animal do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), Marcelo Maia.

Fonte: Nominuto

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179