Olho D'água do Borges/RN -

Com greves e falta de estrutura, crianças escrevem à governadora

DEU NO PANORAMA POLÍTICO 

Carta feita coletivamente pelos estudantes da Escola Estadual Hegésippo Reis, em Nova Descoberta.

Na escola, a coordenação pedagógica está fazendo a merenda das crianças por falta de merendeira.

Em um trabalho da coordenadora pedagógica Cláudia Santa Rosa, as crianças escreveram uma carta para governadora Rosalba Ciarlini. Correspondência que trascrevo agora na íntegra:

Senhora Governadora Rosalba Ciarlini:

As greves dos professores e da polícia estão prejudicando a vida da população. Nós estamos muito tristes com todas essas greves. Achamos muito injusto precisar ter greve. Com greve a gente não tem aula e sem aula a gente não aprende nada. Falam que talvez tenha a greve dos médicos. Sem greve já é muito difícil pegar ficha para uma consulta e com greve fica mais difícil ainda.
Ainda bem que a nossa Escola não está em greve, porque aqui as professoras são quase todas contratadas, como estagiárias e pelo concurso de temporários. Elas disseram que não podem fazer greve, mas levamos um susto quando soubemos que elas ainda não receberam salários neste ano de 2011. A gente queria muito que a senhora mandasse pagar os salários delas e aumentasse os salários de todos os professores. A professora Aparecida não recebe salário desde o ano passado. Isso é muito ruim, Governadora! Com os salários as professoras compram comida, roupa, remédios, pagam aluguel e passagem de ônibus para vir trabalhar. E se as nossas professoras não quiserem mais dar aula?

Governadora, lemos nos jornais e vimos na televisão que muitas escolas estão em greve e que em algumas faltam professores para ensinar ou estão sendo reformadas e por isso não têm aula. Isso está atrapalhando a aprendizagem das crianças e ficamos muito tristes.
Os professores deveriam ganhar muito bem, mas eles ganham péssimo. A gente aprendeu que muitos outros profissionais ganham muito mais do que as nossas professoras e às vezes trabalham muito menos. Por que fazem isso com as professoras, Governadora?
As nossas professoras são ótimas e amamos a nossa Escola, que tem muitas coisas legais. Temos uma sala de leitura com muitos livros interessantes e alguns computadores. A nossa Escola poderia ser bem melhor, mas aqui falta uma merendeira e uma pessoa para a limpeza. No turno da tarde, desde o começo do ano, qualquer pessoa ajeita a nossa merenda e isso não está certo. É justo a funcionária da Secretaria, o porteiro, a diretora e a coordenadora deixarem as suas tarefas e se revezarem para fazer lanche pra gente, Governadora? Precisamos de uma merendeira com urgência. No final da aula colocamos as nossas cadeiras em cima das mesas para ajudar a única pessoa que limpa a Escola. Por esses motivos nem foi possível começar o programa “Mais Educação” que a Diretora falou na reunião para os nossos pais! A Diretora também falou que já pediu muito, muito, muito a merendeira e a zeladora, mas não foi atendida. Nossa escola não merece está passando por isso, é uma escola que tem um projeto de leitura que faz sucesso e já saímos em todos os jornais e televisões, até na BAND nacional. Governadora, é um direito de a nossa Escola ter todos os funcionários para que funcione direitinho, a senhora não acha?
Teve a greve dos ônibus que também atrapalhou a vinda das professoras para a Escola. Algumas não tinham como se locomover, porque faltava dinheiro para pegar taxi e chegar no horário. Ainda bem que a greve já acabou.
Governadora, esperamos que a senhora resolva logo essa situação das greves, principalmente da greve dos professores, porque já são muitos dias sem aula. Durante esse tempo os alunos ficam em casa sem aprender a ler e escrever, apenas assistindo a TV, sem fazer quase nada. Governadora Rosalba, pague aos nossos professores, por favor! Eles também precisam ser valorizados com melhores salários. Faça com que seja cumprida a Lei dos salários dos professores que já foi votada e não tem sido cumprida.
Nós merecemos ter um bom futuro e para isso temos que estudar muito bem, todos os dias.

Obrigado pela sua atenção.

Natal, 26 de maio de 2011.

Carta escrita, coletivamente, pelas crianças da Escola Estadual Hegésippo Reis, a partir de discussões e textos individuais elaborados durante as oficinas.

Fonte: Panorama Politico

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179