Olho D'água do Borges/RN -

EMPARN oferece novo produto de meteorologia

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) passou a oferecer mais um serviço de grande importância, sobretudo para os produtores rurais. São os dados das chuvas acumuladas por posto pluviométrico, com as precipitações diárias em todos os municípios e o total das chuvas. Esses dados poderão ser acessados pela internet no site da EMPARN, na página do setor de meteorologia.

Segundo o gerente do Setor de Meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, a página é enriquecida com um gráfico indicando, por meio de cores, o acumulado das chuvas no mês e no ano. Neste inverno, na região semiárida, o município com o maior volume de chuvas é São Vicente, na região do Seridó, com 761 milímetros, considerado acima da média. Nas regiões Litoral/Agreste, o maior volume acumulado é em Georgino Avelino, com 881 milímetros. Esse produto estatístico foi desenvolvido pelo Dr. Josemir Neves, integrante da equipe de meteorologia da EMPARN.

PREVISÃO

A V Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste do Brasil 2011, realizada na última quarta-feira, em Maceió, teve a participação de dois meteorologistas da EMPARN. Os meteorologistas da região fizeram a previsão das chuvas para o período de maio a julho de 2011. Segundo os especialistas, "as chuvas sobre o setor leste do Nordeste deverão ficar acima da média, durante o período de maio a julho de 2011".

Os meteorologistas alertam para a necessidade de "observar a característica de alta variabilidade especial e temporal com que se comportam as chuvas sobre o Nordeste, sendo de fundamental importância o monitoramento contínuo das condições atmosféricas sobre a região e as condições oceânicas atmosféricas globais".

Fonte: Emparn

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179