Olho D'água do Borges/RN -

19 de março - Hoje é comemorado o dia de São José



O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março.

Na cultura popular do Nordeste essa é uma data fundamental para definir se o ano terá ou não um bom inverno. Essa é apenas uma das muitas experiências realizadas pelos sertanejos com o intuito de prever o período mais propício para iniciar o plantio. A natureza se faz entender através de muitos sinais para aqueles que a observam e não raramente as previsões são corretas. Sua observação é considerada uma arte, hoje em dia cada vez mais restrita aos antigos, que se acostumaram desde cedo ao contato com a natureza.
A fé do homem  sertanejo é grande, e a esperança maior ainda. A crença vem do fato de o dia de São José ser próximo da passagem do verão para o outono, quando naturalmente a possibilidade de chuva é maior. No Nordeste, o milho é plantado exatamente neste dia, e caso a chuva seja boa nos próximos três meses, a colheita na época do São João é farta.
Mas se depender dos estudos e pesquisas dos meteorologistas, teremos um bom inverno este ano no nordeste,  vamos aguarda pra ver.

1 comentários:

  1. Grimaci Silva disse...:

    Dficilmente não chovera os proximos dias,coisas do equinócio.São José esta dormindo esperando Jesus voltar e não tem nada com isso.

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179