Olho D'água do Borges/RN -

Inmet prevê chuvas acima da média para o Oeste Potiguar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apresentou o prognóstico climático para o primeiro trimestre do ano de 2011.
Segundo o boletim, a maior probabilidade é de ocorrência de chuva entre a normal e ligeiramente acima da normal climatológica no Maranhão, Ceará, centro e norte do Piauí e oeste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Nas demais áreas, a previsão é de normalidade das chuvas.
A tendência é reforçada pelas modificações climáticas no fim de 2010 com a incidência de chuvas num período normalmente marcado pela estiagem.
Segundo o instituto, a previsão climática de consenso para o trimestre janeiro a março de 2011 (JFM/2011) indica maior probabilidade de chuvas em torno da normal climatológica em grande parte das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil, porém com grande irregularidade na distribuição espacial e temporal das chuvas no decorrer deste primeiro trimestre.
A maioria dos modelos de previsão continuou indicando maior probabilidade de chuvas na categoria acima da normal climatológica para o centro-norte da Região Norte e abaixo da normal para a Região Sul, consistente com a persistência do atual fenômeno La Niña.
As temperaturas continuam sendo previstas entre as categorias normal a acima da normal climatológica na maior parte do Brasil, com maior probabilidade de valores próximos à normal climatológica no norte da Região Norte e na Região Sul.
Segundo o Inmet, o mês de novembro foi marcado pela ocorrência de precipitações acima da média histórica em boa parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Houve a formação de regiões de convergência de umidade sobre o Centro-Oeste e Sudeste, sem, contudo, caracterizar episódios bem configurados de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), com destaque para os acumulados de chuva em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Fonte: FEMURN

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179