Olho D'água do Borges/RN -

GESTORES DEVERÃO REVER FORMA DE ADMINISTRAR OS RECURSOS PUBLICO


Está chegando o memento para muitos gestores público repensar e mudar a forma e o comportamento de administrar, não há mais espaço para administrações centralizadoras e sem transparência, apesar das fragilidades das nossas leis, o momento não permite mais, por isso é bom que aqueles que ainda acham que administrar o patrimônio  público é como se estivesse administrando um bem próprio , é bom ir mudando esse comportamento, pois existe uma tendência de mudança, cada dia as coisas vão ficando mais rígidas com a intensificação  das fiscalizações de forma mais eficaz.

Muitos ainda não despertaram que hoje existem leis (Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei da Ficha Limpa etc.) que não mais possibilitam que a coisa pública seja tratada como propriedade, ou seja, o dinheiro não pode mais ser gasto sem um planejamento e sem um direcionamento, hoje as licitações são indispensável, está causando muita dor de cabeça naqueles que insistem em dispensá-las.
 O momento está exigindo que haja uma mudança profunda na forma de se administrar e não adianta os gestores insistirem em amadorismo ou faz de conta, pois cuidar do que é da população redobra a responsabilidade, por esse motivo é que as práticas utilizadas anteriormente aos poucos vão sendo banidas, caso contrário terá muitos gestores públicos sendo obrigados a ressarcir verbas públicas, ficar inelegível  ou até mesmo ir para cadeia.

Esta mudança de comportamento será inevitável, já que as fiscalizações obrigarão aos gestores públicos agirem conforme a lei, respeitando as normas e aplicando os recursos de maneira correta. Por isso, vai ficar muito difícil para aqueles que só conseguem se eleger gastando muito dinheiro, pois não haverá mais tanto espaço para desvios de verbas públicas como acontece.

A prova para isso, é que ultimamente no Rio Grande do Norte, prefeitos foram cassados por compra de votos, prefeitos e ex-prefeitos tiveram  contas rejeitadas pelos tribunais de contas, outros condenados a devolver dinheiro publico e outros foram até presos, isso tudo porque essas pessoas se achavam na condição de mandatários do povo e do patrimônio publico.

Nos últimos dias foram presos os ex-prefeitos de Governador Dix- Sept Rosado e Patu, foram condenados a devolver dinheiro os ex-prefeitos de Guamaré, Angicos e Pau dos Ferros.
As  coisas estão começando a caminhar para um tempo de mudança de comportamento no trato com a coisa publica,   as leis estão mais rígidas, a população mais consciente, cobrando e denunciando mais,  e quem não atender a essa nova realidade, por vaidade,capricho ou amadorismos,  vai enfrentar muitos problemas pela frente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179