Olho D'água do Borges/RN -

Expectativa de inverno normal no próximo ano

Previsão é do superintendente da ANA, Francisco Lopes Viana

O inverno de 2011 no Ceará deverá ser normal, com chuvas desde o começo do ano até maio ou mesmo junho. A previsão foi feita por Francisco Lopes Viana, superintendente da Agência Nacional de Águas (ANA), que retornou a Brasília depois de passar o feriadão com a família.
Justificando o seu otimismo, disse que os estudos apontam que em 2011 não vai ter o fenômeno “El Niño” e se é assim será a certeza de inverno normal no Nordeste brasileiro. El Niño já está descartado e esse é um dado favorável para que tenhamos um bom inverno no Nordeste em 2011”, acredita.
Ainda com relação a ausência do “El Niño”, disse que as águas do Oceano Pacífico já começaram a esfriar e esse é um dado forte e certo de que o fenômeno não vai acontecer no próximo ano. “É bom cuidar das goteiras, porque 2011 vai ser ano de chuva no Nordeste, insiste.
Viana assegura que Fortaleza não vai ter problema de abastecimento d’água no ano que vem, porque além do inverno normal o estoque dos Acudes está ainda perto dos 80%. Além disso, lembra que o Castanhão está praticamente ligado a Fortaleza, porque as águas dele já estão em Pacajus.

canal da integração
 
Essas águas, conforme lembra, vão chegar a Fortaleza, porque as obras do Canal da Integração já estão sendo feitas ligando Pacajus ao sitema Gavião e que o projeto é a capital e depois o Pecém. Fortaleza, segundo ele, não vai ter problema de abastecimento, mas mesmo assim deve ser evitado o desperdício.
Além de todas essas vantagens, ele lembra que as águas da transposição do rio São Francisco, no eixo Leste, vão chegar em 2011 em Pernambuco e em 2012 no Ceará. “Com as águas da transposição do rio São Francisco ao nosso Estado, jamais Fortaleza terá problema de abastecimento”, prevê.

Fonte: Jornal oestadoce

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179