Olho D'água do Borges/RN -

Rede pública de ensino ainda carente de bibliotecas


De cada dez escolas estaduais no Rio Grande do Norte, seis têm bibliotecas. A capital potiguar segue a tendência do estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o RN tem 730 escolas estaduais. Deste total, 440 dispõem de euipamento (leia matéria abaixo). 
A coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (Ide), Cláudia Santa Rosa, questiona os números. "Em junho de 2010, a própria Secretaria Estadual de Educação divulgou que mais da metade das escolas não dispunha de bibliotecas. Enquanto a secretaria não divulgar novos números, vamos tomar como base o número já divulgado", afirmou.

Para a educadora, o governo do estadoe a Prefeitura do Natal devem investir ainda mais na ampliação de bibliotecas escolares. "A leitura é a via de acesso para todas as áreas de conhecimento. Não dá para aprender geografia, história, português, matemática, se o aluno não souber ler, se não for um bom leitor. Se não souber ler, o aluno não terá como acessar este conhecimento. Não é por acaso que o estado amarga índices tão baixos nas avaliações do Ministério da Educação", acrescenta.

Embora a situação do RN seja razoável, dados do Censo Escolar 2009 revelam uma situação preocupante em todo o país. No Brasil, mais de 65% das escolas de ensino fundamental não contam com bibliotecas próprias. O quadro é ainda mais preocupante no interior do país, onde 70% das escolas não dispõem de bibliotecas estruturadas.

Maria José dos Santos é diretora do Departamento de Ensino Fundamental do Município e afirma que "este número ainda não está bom". "O ideal é que todas as escolas da rede municipal de ensino tenham bibliotecas", resume. Segundo ela, a Secretaria Municipal de Educação também tem investido na formação dos educadores. "Das 46 escolas que dispõem de biblioteca em Natal, 34 participam do projeto Escolas Leitoras, desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação e Instituto C&A. Estamos nos empenhando em promover a prática da leitura até porque nossos indices precisam ser melhorados", afirma.
 
Fonte: Diaro de Natal

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179