Olho D'água do Borges/RN -

Profissionais da Educação cruzam os braços amanhã em defesa do piso

Os profissionais da rede estadual de Educação vão paralisar suas atividades durante o dia de amanhã, em alusão aos dois anos de aprovação da Lei do Piso Unificado para a categoria dos professores.
Anualmente, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) realiza mobilização no dia 16 para reivindicar melhorias para o setor. Neste ano, dois anos depois da conquista do piso unificado, os professores questionam a liminar do Supremo Tribunal Federal que permite que as gratificações e abonos sejam usados a fim de obter o piso. Em 2008, o texto da lei garantia o mínimo de R$ 950,00.
Hoje, dois anos depois, esse valor está reajustado em 1.132,00. A reivindicação, de acordo com o Sinte, se dá devido à Secretaria de Educação do Estado pagar apenas R$ 868,00 para um professor em início de carreira; a diferença para obter o piso é paga com gratificações. "Estão considerando até vale-transporte para dizer que atingiu o piso", explana Rômulo Arnoud, sindicalista.
O mérito da decisão ainda será julgado pelo STF. Além do piso, a categoria também cruza os braços amanhã para reivindicar a solução para a falta de professores na rede estadual. "Existe uma grande quantidade de professores se aposentando e infelizmente é desproporcional à quantidade que sai para a quantidade que tem sido chamada pelo Estado", reforça ele.

CONCURSO
Para tentar amenizar o déficit, a Secretaria Estadual de Educação termina hoje o período de inscrição ao processo simplificado de contratação temporária de 892 vagas rateadas pelas 15 Diretorias Estaduais de Educação. A 12ª Dired, de Mossoró, é a segunda com o maior número de vagas. No total, 114 docentes para as disciplinas de Biologia, Ciências, Artes, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Religião, Química, Filosofia, Sociologia, Língua Espanhola e Pedagogia com formação para os anos iniciais. Os interessados devem realizar a inscrição pelo site www.funcab.org, onde também está o edital do certame.
Essa mobilização é constante nos dias 16. Segundo a direção do Sinte, são realizadas, em média, cinco paradas por ano. O efeito da mobilização será sentido em 63 escolas da rede estadual existentes em Mossoró. 

Fonte: Jornal de Fato 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179