Olho D'água do Borges/RN -

Ascensão de Iberê em pesquisas é superior a Rosalba

A dis­pu­ta pelo go­ver­no do Rio Gran­de do Norte de­ve­rá ser de­fi­ni­da so­men­te no se­gun­do turno. A ten­dên­cia ex­pos­ta pelas pes­qui­sas de in­ten­ção de voto mos­tra es­tag­na­ção da can­di­da­ta opo­si­cio­nis­ta, se­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM), em pri­mei­ro lugar, e cres­ci­men­to do go­ver­na­dor Iberê Fer­rei­ra de Souza (PSB), que está em se­gun­do. O ex-prefeito de Natal Car­los Eduar­do (PDT) segue em ter­cei­ro.

De acor­do com dados da úl­ti­ma pes­qui­sa Start/Fiern/COR­REIO DA TARDE, pu­bli­ca­da na úl­ti­ma segunda-feira (6), a di­fe­ren­ça de Ro­sal­ba, que pos­sui 43,5% das in­ten­ções de voto, para os de­mais can­di­da­tos ao go­ver­no é de ape­nas 6%. Iberê tem 27%. Car­los Eduar­do apa­re­ce com 9,7%. Os de­mais somam 0,7%. Com o ritmo de cres­ci­men­to do pes­se­bis­ta, o se­gun­do turno pa­re­ce ser ine­vi­tá­vel.

Na fase de pré-campanha, Iberê co­me­çou a pon­tuar nas pes­qui­sas com ape­nas 5% das in­ten­ções de voto, en­quan­to Ro­sal­ba che­gou a pas­sar dos 50%. Após alian­ças for­ma­das, o bloco na rua e pro­pos­tas em de­ba­te, o go­ver­na­dor sal­tou dos 5% para os 27%, mar­ca­dos por ele na úl­ti­ma son­da­gem. Já a de­mo­cra­ta caiu do teto dos 50% ini­ciais para 43,5%. Car­los Eduar­do, que en­fren­ta uma cam­pa­nha sem es­tru­tu­ra, varia de 10% a 12% nas pes­qui­sas rea­li­za­das após as elei­ções.

Fal­tan­do mais de 20 dias para o plei­to, a evo­lu­ção do qua­dro após o de­fe­ri­men­to das can­di­da­tu­ras mos­tra os­ci­la­ção ne­ga­ti­va de Ro­sal­ba, cres­ci­men­to de Iberê e queda de Car­los Eduar­do (veja no grá­fi­co que ilus­tra a ma­té­ria). A ex­pec­ta­ti­va para as pró­xi­mas son­da­gens é de cres­ci­men­to do go­ver­na­dor e pe­que­nas que­das dos dois con­cor­ren­tes.

Che­ga­da a reta fina da cam­pa­nha, mais um fato pode pro­vo­car queda da can­di­da­ta do DEM na pre­fe­rên­cia do elei­to­ral: a exi­bi­ção dos pro­ble­mas que a ci­da­de de Mos­so­ró en­fren­ta de­cor­ren­tes da sua ges­tão. Ro­sal­ba "vende" Mos­so­ró como ci­da­de exem­plo para o Es­ta­do, mas os ad­ver­sá­rios da se­na­do­ra foram à ci­da­de que ela ad­mi­nis­trou para mos­trar os pon­tos ne­ga­ti­vos de sua ges­tão.

Iberê e Car­los abor­da­ram, até agora, os pro­ble­mas en­fren­ta­dos pelo mu­ni­cí­pio em as­sis­tên­cia so­cial e saúde, res­pec­ti­va­men­te.
Em 2006, a vi­tó­ria con­quis­ta­da pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB) sobre o se­na­dor Ga­ri­bal­di Filho (PMDB) foi con­fir­ma­da pelas pes­qui­sas so­men­te nas vés­pe­ras da elei­ção. Hoje, a di­fe­ren­ça de Ro­sal­ba para a soma dos can­di­da­tos da base de Lula no Es­ta­do, Iberê e Car­los Eduar­do, é a mesma que Ga­ri­bal­di tinha sobre Wilma na úl­ti­ma elei­ção. Para levar a elei­ção para o se­gun­do turno, o go­ver­na­dor e Car­los devem re­pe­tir jun­tos, nesta reta final, o de­sem­pe­nho que a ex-governadora teve em 2006.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179