Olho D'água do Borges/RN -

Prestes a receber novo voo, aeroporto apresenta problemas

A situação de abandono administrativo vivenciado no Aeroporto Dix-sept Rosado veio à tona ontem, durante a apresentação da aeronave que, em poucos dias, retomará a operação de vôos comerciais na cidade.

Imprensa e empresários foram levados ao aeroporto para um vôo inicial da Noar Linhas Aéreas. Logo na chegada, a aeronave modelo L410, de fabricação tcheca, foi saudada por cachorro de rua, cena comum no aeroporto, em virtude da falta da cerca de proteção em grande parte da pista. Mesmo com o risco iminente, um vôo panorâmico, de aproximadamente quinze minutos, foi realizado pela cidade, o que para alguns tornou o sonho de ver a revitalização do aeroporto mais próximo de se tornar real. "Um vôo espetacular. Enfim esse processo começa a sair do papel", declarava Alexandrino Lima, presidente da Camara de Dirigentes Lojistas de Mossoró.

A grande decepção se deu quando os convidados transitaram pelo aeroporto. Dos quatro banheiros, apenas dois estão funcionando, com vazamentos e problemas hidráulicos. Diante do fato a reportagem do CORREIO DA TARDE iniciou uma investigação mais profunda e constatou que esse é apenas um dos problemas encontrados no local.

A moto utilizada para vistoria da pista de pouso está sem funcionamento há mais de um mês, por falta de pneus; o mirante - local onde as pessoas observam a chegada e partida dos aviões - foi interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, que alegou que o ambiente deve ser envidraçado.

O descaso é ainda mais gritante na sala da administração do aeroporto. Os móveis antigos, a falta de condições de trabalho e até de cadeiras para realização dos serviços, é um retrato fiel da atual situação do aeroporto.

Nossa reportagem tentou conversar com alguns funcionários, que
por medo de represálias preferiram não conceder entrevistas. "Se a gente abrir a boca por aqui sofre perseguição. A situação de descaso está aí, só não ver quem não quer", desabafou um funcionário.

Para o vereador Genivan Vale é preciso que esses problemas sejam solucionados o mais rápido possível. "O aeroporto está abandonado e tomado por um matagal. Acredito que essa situação esteja ocorrendo em virtude dessa paralisação das atividades há quase cinco anos. Entendo que com a retomada dos vôos comerciais e a arrecadação de receita, esses problemas estruturais e administrativos serão solucionados", disse o vereador.

Para a diretora comercial e de marketing da Noar Linha Aéreas, Fernanda Bittencurt, esse é um problema que precisa ser solucionado, mesmo não interferindo diretamente nos serviços prestados pela empresa. "Como o nosso serviço é bastante simples, estamos cobrando da administração do aeroporto, principalmente, planos de emergência e segurança, uma boa pista e as condições mínimas de funcionamento", ressaltou.

Operacionalização

A Noar Linhas Aéreas promete iniciar os vôos comerciais na cidade a partir do dia 30 de agosto. A expectativa é que a ocupação chegue a 60% no primeiro trimestre de atuação da empresa. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Nilson Brasil, ressaltou que existe um comprometimento da classe empresarial para adotar o transporte aéreo e garantir a permanência da empresa na cidade. "É preciso que a sociedade dê essa resposta que essa empresa de Recife está esperando e passe a viajar nesses voos. É preciso observar o custo benefício de viajar para Natal em apenas 50 minutos e por um preço acessível", acrescentou.

A aeronave L-410 tem capacidade para dezenove passageiros. O vôo vindo de Natal chegará em Mossoró as 17hs e sairá com destino a capital as 18hs.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179