Olho D'água do Borges/RN -

Coerência do candidato é o que pesa

Eles são responsáveis por "vender" a imagem de um candidato a cargo político para conquistar a confiança do eleitor e, conseqüentemente, o maior número de votos que possam levar à vitória. Os marqueteiros, também chamados de consultores ou profissionais de marketing, passam praticamente dois anos "esquecidos", até que um novo processo eleitoral seja iniciado e ele se torne uma peça importante no tabuleiro.

Embora sejam essenciais em uma campanha política, especialmente na chapa majoritária, os marqueteiros dos três candidatos mais citados nas pesquisas de intenção de voto para o governo do estado, garantem que não são "peças fundamentais" para garantir o sucesso de uma eleição. Deixando as divergências políticas de lado, eles concordam que o mais importante para conquistar o eleitor e ganhar uma eleição - como a de governador do estado - são as propostas e a coerência política.
O publicitário Arturo Câmara, responsável pela equipe de marketing da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), da coligação A Força da União, garante que para conquistar o eleitorado, o candidato deve apresentar empatia, propostas e segurança para cumpri-la ao longo da campanha. "É importante o lado emotivo também porque leva o eleitor a ser conquistado", disse. Sobre o vai e vem de votos durante o processo eleitoral, Arturo afirma que o fator é acompanhado por pesquisas qualitativas.

Responsável pelo marketing do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), o publicitário Alexandre Macedo afirma que o eleitor está se pautando para definir o voto em um conjunto de situações: histórica, política e administrativa. Na avaliação de Alexandre, acabou o tempo em que o marqueteiro era fundamental na campanha política. "O trabalho requer mobilizações e atos públicos para conquistar o eleitor. Portanto, a peça mais importante é mesmo o candidato que só deve prometer o que for capaz de fazer após eleito para não correr o risco de prometer e não cumprir", analisa o publicitário.
 
O jornalista Osair Vasconcelos está à frenteda assessoria de marketing do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). O eleitor atual, na opinião de Osair, está mais avançado e politizado sobre o crescimento do Rio Grande do Norte. Para o jornalista, o eleitor de hoje define seus candidatos pelas propostas apresentadas e currículos dos postulantes. "Não adianta dizer que vai fazer isso e aquilo e na vida pessoal ter atitudes divergentes do discurso", destaca Osair.Fonte:http://www.diariodenatal.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179