Olho D'água do Borges/RN -

CNTE participa de reunião para debater o PSPN

A Mesa de Negociação formada pela CNTE, representantes do MEC, da Undime e do Consed realizou, nesta quinta-feira (19), sua primeira reunião para discutir a implementação do Piso Salarial dos Professores (PSPN). Um ofício elaborado pela CNTE foi entregue, durante o encontro, com as perspectivas da Confederação sobre o trabalho da Mesa.
Uma das responsabilidades do grupo é a elaboração, em 15 dias, de uma resolução contendo os critérios de acesso à complementação do Fundeb ao Piso, nos anos de 2010 e 2011. Depois da publicação do documento pelo MEC, as prefeituras terão que justificar a complementação com a comprovação do impacto nas contas do município do pagamento do valor do Piso conforme a Lei.

A Mesa também defende o substitutivo à proposta de projeto de lei da Câmara (PLC 321/09), que atualiza o PSPN de acordo com a variação do valor mínimo referente aos anos inicias urbano do Fundeb e, caso essa seja menor que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBG), dos doze últimos meses, prevalecerá este último.

Em novembro, após o segundo turno das eleições, o grupo se reunirá novamente para debater o valor nominal do Piso; a sua projeção de valorização, em âmbito do próximo PNE; a vinculação do Piso às jornadas de trabalho e o impacto das carreiras dos profissionais da educação básica na Lei de Responsabilidade Fiscal.

 Dossiê
O próximo passo da CNTE, na luta pelo cumprimento da lei que estabelece o Piso, acontece no dia 16 de setembro. A atividade nacional reunirá, em Brasília, todas as entidades filiadas à CNTE, que entregarão um dossiê aos ministros do Supremo Tribunal Federal. O documento mostrará a realidade de diversos municípios onde o Piso Nacional não é implementado de acordo com a Lei. Os dados para compor esse dossiê foram coletados de depoimentos de professores no blog da CNTE sobre os dois anos de Piso. “A Lei é uma grande vitória dos trabalhadores em educação, conquistada no Congresso Nacional. Está demorando demais para acontecer efetivamente,  temos que chamar a atenção para esse descaso”, denunciou Roberto Leão, presidente da CNTE.
Fonte:http://www.cnte.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179